Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Câmara de Lisboa vai contratar mais 3,2 milhões de euros em testes

A Câmara de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a contratação, por ajuste direto, de serviços de testagem à covid-19 por farmácias aderentes do concelho, até ao final do ano, num investimento de mais 3,225 milhões de euros.

Câmara de Lisboa vai contratar mais 3,2 milhões de euros em testes
Notícias ao Minuto

23:30 - 26/11/21 por Lusa

País Covid-19

Em causa está a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, da Direção-Geral da Saúde (DGS), em que a Câmara de Lisboa decidiu, em 31 de março deste ano, no anterior mandato, presidido pelo socialista Fernando Medina, contratar a aquisição de serviços de testagem por farmácias aderentes do concelho associadas da Associação Nacional das Farmácias (ANF) à empresa Farminveste -- Investimentos, Participações e Gestão, S.A., mas, atendendo ao elevado número de testes realizados, "o valor da referida contratação encontra-se esgotado".

Esta informação foi transmitida, através de despacho assinado em 24 de setembro - antes das eleições autárquicas de 26 de setembro -, pelo então vice-presidente da Câmara de Lisboa, João Paulo Saraiva (PS), e transcrita agora na proposta do atual vice-presidente, Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP).

"Perspetivando-se que a testagem para a SARS-CoV-2 se manterá nos próximos meses, é urgente assegurar um novo procedimento que dê continuidade ao primeiro contrato e, por conseguinte, permita que a testagem para a SARS-CoV-2 por farmácias aderentes do concelho de Lisboa associadas da ANF no âmbito da prossecução dos objetivos da Norma 019/2020 da Direção-Geral da Saúde (DGS) -- Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 continue a ser efetuada pela empresa Farminveste -- Investimentos, Participações e Gestão, S.A.", lê-se na proposta, aprovada hoje na reunião de câmara, que foi a primeira sessão pública deste mandato 2021-2025.

Neste âmbito, a câmara compromete-se a pagar "o preço constante da proposta adjudicada, de acordo com os serviços efetivamente prestados e confirmados pelo gestor do contrato e até ao limite do preço contratual, que é coincidente com o preço base, no montante de 3.225.000 euros".

Em novembro, o novo executivo camarário, presidido por Carlos Moedas (PSD), informou que o plano de testagem gratuita e ilimitada à covid-19 em Lisboa foi prolongado até ao final do ano, lembrando que o programa é aberto a toda a população, seja ou não residente na capital.

Além desta proposta, o executivo camarário aprovou hoje, por unanimidade, a classificação do Centro Municipal de Artes Plásticas dos Coruchéus, localizado na freguesia de Alvalade, como monumento de interesse municipal.

Por iniciativa do vereador da Cultura, Diogo Moura (CDS-PP), foram aprovados, por unanimidade, votos de pesar pelo falecimento do compositor João Paes e da artista Nini Remartinez.

O vereador do Livre, Rui Tavares, apresentou um voto de pesar pelas mulheres vítimas de violência, que foi aprovado, por unanimidade, e assinalado com um minuto de silêncio, assim como a leitura dos nomes das mulheres em causa.

O executivo camarário aprovou também, por unanimidade, um voto de saudação pelo centenário do nascimento do escritor e nobel da literatura portuguesa José Saramago, apresentado pelo PCP e subscrito pelos restantes vereadores.

Outros dos votos de saudação aprovados foram ao basquetebolista Neemias Queta por ser o primeiro português a ingressar na NBA, ao festival LEFFEST - Lisbon & Sintra Film, ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres e ao Dia Internacional da Memória Trans.

A câmara viabilizou também moções sobre o programa Lisboa Protege, por uma ação climática ambiciosa e relativamente ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres.

Leia Também: Apoio à Aquisição de Bicicletas? Câmara de Lisboa aprova reforço

Recomendados para si

;
Campo obrigatório