Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Obras de reforço da frente marítima de Vila do Conde adjudicadas

A Câmara de Vila do Conde, no distrito do Porto, anunciou hoje que foram adjudicadas as obras de recuperação das frentes marítimas das freguesias de Vila do Conde e de Árvore, com um custo aproximado de 2,7 milhões de euros.

Obras de reforço da frente marítima de Vila do Conde adjudicadas
Notícias ao Minuto

18:35 - 17/11/21 por Lusa

País Obras

As intervenções, que serão operacionalizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), estão previstas começar já no próximo mês de janeiro, e a intenção é que a maior parte dos trabalhos estejam concluídos no arranque da próxima época balnear, em meados de 2022.

"A câmara municipal manifesta enorme satisfação com o início dos trabalhos, os quais não deixará de acompanhar no sentido de que sejam o menos intrusivos possível para o dia a dia de quem frequenta estes locais, salvaguardando que a sua conclusão aconteça nos prazos previstos", manifestou autarquia vila-condense.

As intervenções, há muito reclamadas pelo município, pretendem reforçar a segurança nas frentes marítimas, agudizadas pelo fenómeno da erosão da costeira, particularmente evidente no enrocamento da marginal sul de Vila do Conde, e na praia de Árvore, onde o muro que separa o areal da via pedonal ruiu, já algumas vezes desde 2018, pela força do mar.

"Com esta intervenção serão repostas as condições de segurança nestes locais para que os vila-condenses possam usufruir do espaço com tranquilidade", acrescenta o município.

No caso da marginal de Vila do Conde, um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), apontava, desde 2019, para o perigo eminente de derrocada, na parte sul, chegando o documento a aconselhar o encerramento da estrada e interdição da praia.

A anterior presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, chegou a trazer aos locais, em 2020, os ministros com a tutela do Ambiente e do Mar, que prometeram a intervenção, mas só agora esta foi agilizada, já no mandato do novo autarca, o socialista Vítor Costa.

Leia Também: Governo da Madeira investe 2,85 milhões para prevenir derrocadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório