Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Tem crianças? Saiba como deve transportá-las corretamente no seu carro

No banco da frente ou no de trás... há regras diferentes que têm de ser seguidas. Fique a par.

Tem crianças? Saiba como deve transportá-las corretamente no seu carro
Notícias ao Minuto

10:03 - 17/11/21 por Notícias ao Minuto

País Segurança Rodoviária

Se tem crianças na sua família, este artigo é para si. A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou, através das redes sociais, as diversas medidas de segurança e as formas corretas de transportar os mais pequenos no seu automóvel. Fique a par. 

Há dois locais onde as crianças podem ser sentadas durante uma viagem: nos bancos da retaguarda ou no banco da frente. Mas há regras para cada um destes locais. 

Explica a GNR que, nos bancos traseiros, os mais pequenos terão de seguir "com sistema de retenção homologado ao seu peso e tamanho". Viajam neste local "quando, com menos de 12 anos, não possuem 135 cm de altura". 

Já no banco da frente, a segurança dita outras medidas. Seguem neste local "se tiverem 12 anos ou mais (mesmo sem os 135 cm de altura)" ou "se tiver 135 ou mais de altura (mesmo que menor de 12 anos)". 

Viaja 'à frente' num automóvel ainda "se tiverem mais de 3 anos" e o veículo "não possuir bancos traseiros, ou se aqueles não dispuserem de cintos de segurança". O transporte terá de ser feito "com sistema de retenção homologado". 

Em oposição, acrescentam os militares, "não pode ser transportada no banco da frente" todas as crianças com "menos de três anos" se o "airbag do passageiro não estiver desligado ou o 'ovo' não estiver virado para a retaguarda". 

Por fim, recorde que é "proibido" o transporte de "criança menor de três anos sem cinto de segurança". 

Leia Também: Seis feridos em colisão entre dois carros em Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório