Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Contra o Fascismo e o Antissemitismo: "Em vez de muros, demos as mãos"

O Presidente da República assinalou esta terça-feira o Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo, evocando "a necessidade urgente de substituirmos ao ódio e ao antagonismo a linguagem do diálogo e da abertura ao outro".

Contra o Fascismo e o Antissemitismo: "Em vez de muros, demos as mãos"
Notícias ao Minuto

11:00 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

País Presidente da República

Numa mensagem divulgada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa evocou, a propósito do Dia Internacional Contra o Fascismo e o Antissemitismo, que se assinala esta terça-feira, a "necessidade urgente de substituirmos ao ódio e ao antagonismo a linguagem do diálogo e da abertura ao outro, seja este próximo ou distante". 

Neste contexto, o Presidente assinalou que a história do nosso continente destinou a esta data "um momento de contrição e reflexão", mas também de "projeção no futuro da nossa capacidade de nos renovarmos, como sociedade". 

"Hoje como nunca, esta aspiração depara obstáculos de todos os lados. Em vez de muros e fronteiras, demos as mãos, escutemo-nos uns aos outros, unamo-nos. Às trincheiras respondamos com pontes", lê-se na mensagem do chefe de Estado, que cita o exemplo do antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi.

"À divisão respondamos com a racionalidade do diálogo e da conciliação — em memória das chagas da nossa história comum, em memória do exemplo, recentemente homenageado, de Aristides de Sousa Mendes, e em nome de um futuro melhor, mais aberto, mais inclusivo, mais próspero, mais humano, para todos. À divisão respondamos com a racionalidade do diálogo e da conciliação", finaliza o Presidente. 

Aristides de Sousa Mendes, recorde-se, foi homenageado no passado mês de outubro no Panteão Nacional, onde "permanecerá até ao fim dos tempos", numa cerimónia acompanhada por música clássica e alertas para a atualidade.

Leia Também: Aristides homenageado no Panteão onde "permanecerá até ao fim dos tempos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório