Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente da Antral alvo de buscas e mulher de Rendeiro arrisca detenção

Florêncio de Almeida é suspeito do crime de branqueamento de capitais. Já a mulher do ex-banqueiro foi alvo de um mandado de detenção por existir o risco de fuga.

Presidente da Antral alvo de buscas e mulher de Rendeiro arrisca detenção
Notícias ao Minuto

09:15 - 03/11/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Investigação

Dezenas de inspetores da Polícia Judiciária (PJ) estão na manhã desta quarta-feira a efetuar buscas ao ex-motorista de João Rendeiro e presidente da ANTRAL, Florêncio de Almeida, e à família do mesmo, avança a TVI. 

Florêncio de Almeida é suspeito do crime de branqueamento de capitais. De acordo com a agência Lusa, no local das buscas estiveram elementos do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). 

A RTP adiantou que as buscas decorrem tanto na casa do presidente da ANTRAL, como na do filho, que tem o mesmo nome.

Em causa, avançou a TVI, está o facto de ter de Florêncio de Almeida ter "comprado um apartamento na Quinta Patino, em Cascais, junto à mansão do patrão, por 1,1 milhões de euros, a pronto pagamento, cedendo depois o usufruto do mesmo à mulher de Rendeiro, Maria de Jesus".

Ao longo da manhã, a CMTV e a RTP3 avançaram que foi emitido um mandado de detenção a Maria de Jesus Rendeiro, mulher do ex-banqueiro, por existir o perigo de fuga. Esta foi entretanto detida e deverá passar a noite na cadeia de Tires. 

Em comunicado publicado pela Procuradoria Geral da República pode ler-se que foram levados a cabo "nove mandados de busca domiciliária e oito mandados de busca não domiciliária" na zona de Lisboa e Cascais.

Os mandados foram emitidos "no âmbito de inquérito a correr termos no DCIAP e que tem por objeto, entre outros, a prática de crimes de branqueamento e de descaminho, relacionados com fundos que se suspeita terem sido retirados do Banco Privado Português, assim como com as obras de arte apreendidas a João Rendeiro no âmbito de processo no qual se encontra condenado".

A operação, levada a cabo pela PJ e MP, visou "a recolha da prova dos factos e a recuperação de produto do crime". Mais, acrescenta a PGR, "por se ter considerado existir um forte perigo de fuga, para a aquisição e conservação da prova e para a descoberta da verdade, contra uma suspeita foram emitidos e cumpridos mandados de detenção para ser apresentada, no prazo de 48 horas, a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação de medidas de coação adequadas".

Nesta investigação, o DCIAP, além da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, conta, igualmente, com a colaboração da Autoridade Tributária. O "inquérito encontra-se sujeito a segredo de justiça".

Recorde-se que, Maria de Jesus Rendeiro foi recentemente presente a juiz tendo, porém, alegado não ter condições psicológicas para responder às questões do magistrado. 

O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro, condenado no final de setembro a três anos e seis meses de prisão efetiva num processo por burla qualificada, está em parte incerta, fugido à justiça.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, aconteceu em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa.

O BPP originou vários processos judiciais, envolvendo burla qualificada, falsificação de documentos e falsidade informática, bem como um outro processo relacionado com multas aplicadas pelas autoridades de supervisão bancária.

[Notícia atualizada às 13h35]

Leia Também: Rendeiro. Três obras arrestadas foram vendidas através da Christie's

Recomendados para si

;
Campo obrigatório