Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Rendeiro. Três obras arrestadas foram vendidas através da Christie's

Uma das obras foi vendida quando o ex-banqueiro já se encontrava em fuga. 

Rendeiro. Três obras arrestadas foram vendidas através da Christie's
Notícias ao Minuto

08:49 - 29/10/21 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), vendeu três obras arrestadas pela Justiça através da leiloeira Christie's, revela o Expresso. Estas foram executadas em março, maio e outubro deste ano. 

As obras, do artista plástico norte-americano Frank Stella, estavam na casa do antigo banqueiro, na Quinta Patiño, em Cascais. Mantinham-se à guarda de Maria de Jesus Rendeiro, mulher de João Rendeiro, que, agora, incorre no crime de descaminho. 

Uma das obras, acrescenta a publicação, foi vendida quando o ex-banqueiro já se encontrava em fuga. 

Recorde-se que o ex-presidente do Banco Privado Português, condenado pela justiça a cumprir pena de prisão, terá abandonado território britânico num jato privado e encontra-se em fuga, dizendo que não pretende regressar a Portugal por se sentir injustiçado.

O colapso do BPP, banco vocacionado para a gestão de fortunas, verificou-se em 2010, já depois do caso BPN e antecedendo outros escândalos na banca portuguesa. Apesar da pequena dimensão do BPP, o caso teve importantes repercussões devido a potenciais efeitos de contágio ao restante sistema quando se vivia uma crise financeira.

Leia Também: PJ não tem espaço para armazenar coleção de arte de João Rendeiro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório