Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Operação Marquês. Tribunal recusa suspender julgamento de Ricardo Salgado

Em causa está a alegação por parte da defesa de que o ex-banqueiro tem uma situação clínica de Alzheimer. Salgado responde neste julgamento por três crimes de abuso de confiança.

Operação Marquês. Tribunal recusa suspender julgamento de Ricardo Salgado
Notícias ao Minuto

13:44 - 21/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Ricardo Salgado

O juiz Francisco Henriques recusou a suspensão do julgamento de Ricardo Salgado no âmbito da Operação Marquês, avança, esta quinta-feira, a Renascença. O ex-banqueiro queria 'pará-lo', com a defesa deste a alegar uma situação clínica de Alzheimer. 

De recordar que, no passado dia 14 de outubro, deu entrada no Tribunal o requerimento que confirmava os "sintomas de declínio cognitivo progressivo" já expostos num anterior documento submetido em julho e agora atualizado com exames complementares realizados nos últimos meses e um relatório médico assinado, na semana passada, pelo médico neurologista Joaquim Ferreira. 

"Após toda a investigação realizada, podemos agora concluir pelo diagnóstico de doença de Alzheimer. Este diagnóstico resulta da combinação da documentação de um declínio cognitivo progressivo e clinicamente relevante em múltiplos domínios cognitivos compatível com o diagnóstico de demência", pode ler-se no requerimento apresentado pelos advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce.

O especialista clínico que tem seguido o antigo presidente do Grupo Espírito Santo sustentou ainda que "Ricardo Salgado tem apresentado um agravamento progressivo das limitações cognitivas e motoras descritas" desde julho de 2021 e que "o quadro clínico de defeito cognitivo que apresenta atualmente, nomeadamente o defeito de memória, limita a sua capacidade para prestar declarações em pleno uso das suas faculdades cognitivas".

Após cerca de um mês de interrupção, a retoma do julgamento de Ricardo Salgado está agendada para esta sexta-feira, 22 de outubro, com as audições das últimas testemunhas (Jean-Luc Schneider, Alain Rukavina e Ricardo Gaspar Rosado de Carvalho).

Ricardo Salgado responde neste julgamento por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros no âmbito da Operação Marquês, do qual este processo foi separado.

[Notícia atualizada às 13h52]

Leia Também: Defesa de Salgado pede suspensão do processo por diagnóstico de Alzheimer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório