Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"O bullying é um 'squid game', parece brincadeira mas não é", alerta PSP

Assinala-se esta quarta-feira, dia 20, o Dia Mundial de Combate ao Bullying.

"O bullying é um 'squid game', parece brincadeira mas não é", alerta PSP
Notícias ao Minuto

10:39 - 20/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Bullying

"O bullying é um 'squid game', parece brincadeira mas não é". É desta forma, recorrendo à famosa série da Netflix que está a merecer a atenção das autoridades, que a Polícia de Segurança Pública (PSP) chama a atenção para o problema do bullying, principalmente em ambiente escolar.

No dia em que se assinala o  Dia Mundial de Combate ao Bullying, a PSP esclarece, numa publicação feita nas redes sociais: "Qualquer tipo de comportamento agressivo, físico ou psicológico, intencional, repetido ao longo do tempo e praticado individualmente ou em grupo é bullying. 

"Se conheces algum amigo que é vitima, denuncia", apela a autoridade, pedindo aos mais jovens para fazer amigos, ao invés de exercer bullying.

Às vítimas, aconselha-se: "Não fiques calado! O programa Escola Segura da Polícia Segurança Pública pode ajudar-te, fala connosco (escolasegura@psp.pt)".

Tendência decrescente

Em comunicado, a PSP refere que, desde o ano letivo 2013/2014, tem registado "uma tendência decrescente, tanto no número total como na gravidade das ocorrências criminais e não criminais reportadas em ambiente escolar".

Segundo a Polícia de Segurança Pública, "esta tendência decrescente é mais acentuada nas participações por agressões físicas, com reflexo no acréscimo das injúrias e ameaças".

A PSP adianta que a tendência decrescente das situações de bullying "parece revelar que as vítimas e a comunidade reagem de forma mais precoce a este fenómeno, havendo menos situações que chegam ao ponto da agressão física sem conhecimento e intervenção das instituições".

A PSP continua a alertar para este fenómeno, principalmente no meio escolar, estando a realizar uma operação de sensibilização nas escolas do primeiro, segundo e terceiro ciclos até ao dia 29 deste mês. 

Leia Também: GNR registou este ano 64 crimes associados ao 'bullying'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório