Adiada para novembro leitura do acórdão do processo 'El Pibe'

O Tribunal de Aveiro adiou hoje para 18 de novembro a leitura do acórdão do processo 'El Pibe', relacionado com uma rede que vivia da exploração sexual de mulheres, que se prostituíam na via pública.

tribunal, justiça

© ShutterStock

Lusa
15/10/2021 18:57 ‧ 15/10/2021 por Lusa

País

El Pibe

Na origem da decisão está uma "alteração não substancial dos factos" da acusação que foi comunicada esta sexta-feira aos arguidos.

O coletivo de juízes entendeu que os arguidos terão incorrido na prática de crimes de lenocínio e não de crimes de tráfico de pessoas, por que foram pronunciados. 

Foram ainda imputados mais crimes de falsificação de documentos a vários arguidos, mantendo-se os restantes crimes de associação criminosa, branqueamento de capitais e uso de documento de identificação alheio. 

O julgamento, que começou no passado mês de abril e que está a decorrer à porta fechada, tem 12 arguidos com idades entre os 29 e 49 anos.

O processo 'El Pibe' surgiu após uma investigação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizada em articulação com a Europol e que culminou em junho de 2019 com a detenção de oito cidadãos estrangeiros e a apreensão de seis veículos, ouro, joias, dinheiro e documentos falsos.

Segundo a acusação do Ministério Público, os arguidos recrutavam na Roménia mulheres provenientes de famílias com dificuldades económicas e com pouca formação escolar e traziam-nas para Portugal com a falsa promessa de um emprego com condições vantajosas e uma vida estável e confortável. 

Uma vez em Portugal, os arguidos exigiam que as mulheres praticassem diariamente atos sexuais a troco de dinheiro com homens que as procuravam para esse efeito na berma das estradas de Aveiro e Albergaria, recorrendo por vezes a violência física e psicológica para as obrigarem ao exercício daquela atividade.

A maior parte dos arguidos são cidadãos romenos sem qualquer ocupação profissional e que passavam os dias no ginásio, na sauna ou em convívio entre si. 

Entre os arguidos está ainda um taxista que transportava as mulheres de e para os locais de prostituição e o gerente de uma tabacaria em Aveiro onde os arguidos procediam ao envio de dinheiro para o estrangeiro.

Leia Também: Argentina grita o "golo do século" de Maradona como em 1986

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas