Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Avião de São Tomé para Lisboa regressa após "ruído estranho" no motor

Um avião que descolou hoje de manhã de São Tomé com destino a Lisboa foi obrigado a aterrar no aeroporto de origem, após "um ruído estranho no motor 2", informou o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) de São Tomé e Príncipe .

Avião de São Tomé para Lisboa regressa após "ruído estranho" no motor
Notícias ao Minuto

21:13 - 09/10/21 por Lusa

País São Tomé e Príncipe

Fonte do Governo são-tomense disse à Lusa que o voo da STP Airways, operado pela portuguesa euroAtlantic, deslocou de São Tomé com destino a Lisboa com "230 passageiros" a bordo.

Numa nota de esclarecimento enviada à comunicação social, o INAC indicou que depois de ter descolado do aeroporto internacional são-tomense, os pilotos identificaram "um ruído estranho no motor 2, motivo pelo qual tomaram a rota para a cidade de Libreville (Gabão), de modo a fazerem uma avaliação da situação em voo, o que culminou com a decisão de desligar o referido motor".

"Na avaliação do ocorrido, tendo o motor 2 sido desligado e pela difícil condição climatérica em Libreville, a equipa da tripulação decidiu regressar e executar os procedimentos de aterragem em São Tomé em coordenação com controlo aéreo de São Tomé e de Libreville", referiu o instituto de aviação civil de São Tomé e Príncipe.

Uma vez que a aeronave tinha acabado de descolar, "o peso de descolagem excedia o peso recomendado para aterragem", adiantou o INAC são-tomense, explicando que a aeronave devia ser colocada "em condições de peso recomendado para pouso seguro", pelo que se desencadeou o processo de queima de combustível com o fim de alcançar o peso apropriado para condições em que aeronave se encontrava.

"As aeronaves são desenhadas para terem uma performance com apenas um motor, e os pilotos são treinados para este tipo de procedimento. Em voos comerciais, por questões de segurança, redundância devem ser garantidas, caso haja perda desta redundância é recomendada a aterragem num dos aeroportos marcados como alternativos dentro da área de segurança previamente determinada", esclareceu o instituto.

Afirmando que "é falsa a informação de que houve recusa por parte de Libreville" para o avião aterrar, o INAC reforçou que "na aviação a segurança dos passageiros e da tripulação estão sempre em primeiro lugar".

A Lusa solicitou um esclarecimento à companhia aérea portuguesa euroAtlantic Airways sobre a ocorrência neste voo de São Tomé para Lisboa, mas tal não foi possível até ao momento.

Leia Também: Eleições em freguesia de Gavião repetem-se após empate entre CDU e PS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório