Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Hoje é um dia feliz". Portugal com 85% da população vacinada

Portugal torna-se assim o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada.

"Hoje é um dia feliz". Portugal com 85% da população vacinada
Notícias ao Minuto

10:06 - 09/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Covid-19

O objetivo de ter 85% da população de Portugal continental completamente vacinada contra a Covid-19 foi, este sábado, atingido, anunciou o ministério da Saúde num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

De acordo com a mesma nota, foram administradas, em Portugal continental, cerca de 15,3 milhões de vacinas, possibilitando que 8,4 milhões de pessoas tenham agora o esquema vacinal completo.

Portugal torna-se assim o primeiro país do mundo a atingir a meta de 85% da população vacinada.

Se nos reportarmos apenas à população adolescente, entre os 12 e os 17 anos, revela o ministério, em Portugal continental, estima-se que já cerca de 88% tenha iniciado o seu esquema vacinal, sendo que, destes, 83% já terão a vacinação completa.

Já à Lusa, Graça Freitas sublinhou que "hoje é um dia feliz". "Atingimos, de facto, a nossa meta de vacinar contra a Covid-19, com a vacinação completa, 85% da nossa população", disse a diretora-geral da Saúde, ressalvando que tal foi conseguido "dando uma oportunidade a todos, sem distinção de ninguém, de se poderem vacinar".

Considerando que a superação daquele objetivo é "um orgulho" para o país, a diretora-geral sublinhou, entre agradecimentos, que tal apenas foi conseguido com a colaboração da população, dos profissionais envolvidos na vacinação e da 'task-force'.

"A minha primeira palavra de agradecimento vai para estes cidadãos que exerceram o seu direito à proteção da saúde, mas também a sua corresponsabilidade pela saúde de todos", referiu Graça Freitas.

Neste contexto, dedicou também uma palavra especial aos jovens, cuja adesão à vacinação contra a Covid-19 foi essencial para que o país conseguisse atingir, cerca de nove meses depois de iniciadas as inoculações, 85% da população com vacinação completa.

"Só conseguimos atingir 85% de toda a população com a vacinação completa também graças à vacinação dos jovens. Se não tivéssemos esta adesão, não teríamos conseguido. Os jovens estão a aderir bastante bem e continuamos a contar com eles. Temos a estrutura montada para os vacinar até completarem o seu esquema", precisou.

Os agradecimentos da diretora-geral estenderam-se ainda aos profissionais de saúde, bombeiros, voluntários e entidades que participaram na vacinação, nomeadamente Ministério da Saúde e outros ministérios e autarquias, e à Task-force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo "porque foi preciso um plano e concretizar esse plano para atingir estes resultados".

Leia Também: AO MINUTO: Portugal com 85% dos residentes vacinados; Saúde mental piorou

Recomendados para si

;
Campo obrigatório