Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"João Rendeiro portou-se como um verdadeiro patife"

Marques Mendes considera que a fuga à justiça do antigo banqueiro é "uma vergonha" e que faltou "prudência e competência" aos magistrados envolvidos no processo.

"João Rendeiro portou-se como um verdadeiro patife"
Notícias ao Minuto

23:46 - 03/10/21 por Notícias ao Minuto

País João Rendeiro

A fuga de João Rendeiro à justiça portuguesa foi um dos temas que marcou a semana. No seu espaço de comentário na SIC Notícias, Luís Marques Mendes criticou o comportamento de Rendeiro e fez reparos à atuação do Ministério Público e dos magistrados.

“Acho isto tudo uma vergonha. É uma vergonha para o próprio e é uma vergonha para a justiça. Começando por João Rendeiro, acho que se portou como um verdadeiro patife. Porque uma pessoa que foge à justiça, é uma pessoa sem princípios, sem vergonha e sem carácter”, sublinhou Marques Mendes.

O comentador acrescentou ainda que Rendeiro “pode ser rico, pode ter muito dinheiro, pode ter muitos e bons advogados, pode ter sido apaparicado no passado pelas elites nacionais, mas é um patife”.

Depois, Marques Mendes fez críticas ao Ministério Público e aos magistrados judiciais que estiveram envolvidos.

“Em primeiro lugar, porque não foram prudentes. Ou seja, a primeira coisa que se exigia perante uma pessoa que cometeu vários crimes, que já tinha condenações, era no mínimo tirar-lhe o passaporte para impedir uma fuga. Depois, não foram competentes. Porque um bom procurador do Ministério Público e um bom juiz não é aquele que sabe muito de leis e de direito, é aquele que sabe muito da vida, que tem experiência de vida, que sabe como é a realidade humana. Estes magistrados e procuradores não perceberam isso. Não perceberam que um patife é sempre um patife, não perceberam a realidade social, a podridão humana. Não agiram com prudência e com competência”, vincou o antigo líder do PSD.

Marques Mendes lamentou ainda algumas das reações a este caso por parte de magistrados. “Para que isto ainda fosse pior, vi alguns magistrados a dizer que a culpa é dos políticos, que é preciso mudar as leis. Neste caso não se deve responsabilizar a legislação (…) Havia lei para se resolver isto. Bastava apreender o passaporte”, insistiu.

“Os magistrados em vez de assumirem os seus erros, em vez de serem homenzinhos, atiraram a culpa para os políticos”, referiu.

O comentador concluiu afirmando que “de João Rendeiro isto não me surpreende, mas da justiça sim”.

Leia Também: Emitido segundo mandado de detenção para Rendeiro cumprir pena de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório