Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Jorge Sampaio: Velório no sábado, homenagem e funeral no domingo

Cerimónias fúnebres realizam-se a partir das 10h10 de amanhã.

Jorge Sampaio: Velório no sábado, homenagem e funeral no domingo
Notícias ao Minuto

18:45 - 10/09/21 por Tomásia Sousa com Lusa

País Óbito/Sampaio

As cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio realizam-se a partir das 10h10 deste sábado, em Lisboa, anunciou esta tarde o ministro dos Negócios Estrangeiros.

O velório, no antigo picadeiro real, depois adaptado a Museu Nacional dos Coches, que fica junto ao Palácio de Belém, estará aberto ao público entre as 12h e as 23h de sábado, e a cerimónia oficial nos Jerónimos decorrerá entre as 11h e as 13h de domingo.

Estas informações sobre as cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio foram transmitidas pelo ministro de Estado Augusto Santos Silva, em declarações aos jornalistas em que esteve acompanhado por José Manuel dos Santos, representante da família do antigo Presidente da República, de quem foi assessor cultural.

Santos Silva indicou que o corpo do antigo Presidente da República será levado amanhã às 10h10 para o antigo picadeiro em Belém, onde ficará em câmara ardente. Durante o percurso, fará uma primeira paragem na Câmara Municipal de Lisboa, às 10h35.

Nos Paços do Concelho deverá estar o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a vereação, os deputados municipais e ainda os presidentes das juntas de freguesia do concelho.

Às 10h45, o cortejo fúnebre segue pela Rua do Arsenal, pela Praça do Comércio, Avenida da Ribeira das Naus, Cais do Sodré, Avenida 24 de Julho e Avenida da Índia, até chegar à Praça Afonso de Albuquerque.

À chegada a Belém, o cortejo fúnebre será recebido pelas três mais altas entidades do Estado: o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa.

"A partir das 12h de amanhã, sábado, iniciar-se-á o velório aberto ao público e, portanto, todos aqueles que queiram prestar uma última homenagem ao Presidente Jorge Sampaio terão oportunidade de fazê-lo, visto que a câmara ardente estará aberta ao público entre as 12h de amanhã, sábado, e as 23h", afirmou Augusto Santos Silva.

No domingo haverá a cerimónia oficial, a partir das 11h, no Mosteiro dos Jerónimos, com intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues, António Costa,  mas também de familiares de Jorge Sampaio. Haverá ainda um momento cultural, com a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Teatro Nacional de São Carlos, entre as 11h e as 13h.

"O corpo será levado até ao Cemitério do Alto de São João através da Avenida da Índia, da Avenida 24 de Julho, da Avenida da Ribeira das Naus, da Praça do Comércio, da Avenida Infante D. Henrique, da Avenida Mouzinho de Albuquerque, da Praça Paiva Couceiro e da Rua Morais Soares. O corpo do doutor Jorge Sampaio chegará ao cemitério do Alto de São João pelas 13h30 e haverá então aí a homenagem prestada por companhias dos três ramos das Forças Armadas, da Marinha, do Exército e da Força Aérea", completou.

As cerimónias abertas ao público terminam com as homenagens prestadas pelas Forças Armadas. A partir daí, haverá uma cerimónia privada dedicada à família.

"Estes serão os momentos principais das cerimónias", indicou Augusto Santos Silva, que acrescentou que várias personalidades como o rei de Espanha, o secretário-geral das Nações Unidas, o primeiro-ministro de Cabo Verde e o presidente do Parlamento de Timor-Leste já confirmaram que vão marcar presença no último adeus ao antigo presidente da República.

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, e cerimónias fúnebres de Estado.

Jorge Sampaio, antigo secretário-geral do PS (1989/1992) e Presidente da República (1996/2006), morreu hoje aos 81 anos, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, na sequência de dificuldades respiratórias.

[Notícia atualizada às 20h14]

Leia Também: Jorge Sampaio: Parlamento realiza sessão evocativa na quarta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório