Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Trabalhadores da RTP devem ter "condições dignas"

Os trabalhadores da RTP devem trabalhar em "condições dignas" e ter "condições de vida estabilizadas", para assegurar um serviço público de qualidade, disse hoje Ana Martins de Carvalho, que foi indigitada para o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP.

Trabalhadores da RTP devem ter "condições dignas"
Notícias ao Minuto

17:28 - 07/09/21 por Lusa

País RTP

"Os trabalhadores da RTP devem ser valorizados, devem ser eliminadas as situações de precariedade, devem ter salários e carreiras atualizadas, não devem existir desigualdades salariais entre homens e mulheres e devem ter ao seu dispor meios dignos e funcionais", adiantou, em audição no parlamento, na Comissão de Cultura e Comunicação.

"Ninguém deve exercer um serviço público em condições menos dignas e sem condições de vida estabilizadas", defendeu, acrescentando que "não é possível exigir um serviço público de qualidade quando os trabalhadores não são tratados com a mesma qualidade".

Na mesma audição, Ana Martins de Carvalho disse que a RTP "deve servir como garantia" de confiança e exemplo "para elevar os níveis de exigência e ética".

Apelou ainda a uma distinção entre comentário e notícias e alertou que "a grande concorrência não são os privados, e sim o novo paradigma, as novas plataformas digitais, os novos hábitos de consumo, a qualquer hora em qualquer lugar".

No dia 07 de julho, o Governo anunciou que tinha indigitado para membro do CGI da RTP a jornalista e escritora Ana Margarida de Carvalho, substituindo o embaixador Seixas da Costa, que renunciou ao cargo em junho.

Ana Margarida Taborda Duarte Martins de Carvalho nasceu em Lisboa em 1969 e é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

A jornalista, que permaneceu quase 25 anos na revista Visão, ocupando várias categorias profissionais desde grande repórter, editora da secção sociedade, cronista e crítica de cinema, é autora de reportagens premiadas.

Enquanto escritora, o seu mais recente livro chama-se "Cartografias de lugares mal situados", de julho deste ano.

O CGI é presidido por José Carlos Vieira de Andrade desde fevereiro de 2020. O órgão que supervisiona e fiscaliza a ação do Conselho de Administração da RTP é composto, além do presidente, por Helena Sousa, Arons de Carvalho, Leonor Beleza e Manuela Melo.

Com a indigitação de Ana Maria de Carvalho, o número de mulheres no órgão sobe para quatro num total de seis.

Os deputados da Comissão de Cultura e Comunicação elegeram ainda Alexandre Quintanilha, do PS, como novo presidente desta entidade, substituindo Ana Paula Vitorino, que assumiu a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. 

Leia Também: Série da RTP 'Até Que a Vida nos Separe' nomeada para o Prix Europa 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório