Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Há 50 surtos ativos em lares em Portugal, com mais de 1.200 infetados

As regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Alentejo, são as zonas do país onde há, atualmente, mais focos do novo coronavírus em lares.

Há 50 surtos ativos em lares em Portugal, com mais de 1.200 infetados
Notícias ao Minuto

08:35 - 06/09/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Existem, neste momento, pelo menos 50 surtos de Covid-19 ativos em lares de idosos em Portugal, revelou ontem a Direção-Geral da Saúde à RTP. 

Nesta meia centena de focos, a autoridade de saúde esclareceu também que há registo de 1.222 infetados, no total. 

Por regiões, Lisboa e Vale do Tejo é a zona mais afetada, contando com 20 surtos. Segue-se o Centro, com 11, e depois o Alentejo, com nove. Já no Norte foram identificados seis surtos e no Algarve quatro. 

Um dos últimos surtos em lares ocorreu em Marvão, onde foram contabilizados 42 casos e duas vítimas mortais associadas ao SARS-Cov-2. No Cadaval, também um dos mais recentes focos identificados no país, foram registados, até agora, 31 contágios positivos. 

"O que me faz impressão, realmente, é o não se conseguir travar o alastrar [da doença] a mais idosos. (...) Não sei se não será melhor fechar outra vez as visitas a idosos ou impedir mesmo as saídas dos idosos", defendeu João Ferreira Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso, também em declarações ao canal da estação pública. 

Importa recordar que em fevereiro deste ano registou-se o maior número de surtos de Covid-19 em lares no país, designadamente, 405 surtos, com cerca de 12 mil infetados. 

Leia Também: Covid: Do "positivo" ao "pior". Quais os três cenários traçados pela DGS?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório