Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Serras do Marão e do Alvão cobriram-se de 'neve'? Veja as imagens

Fenómeno meteorológico acontece quando uma massa de ar é forçada a partir de uma baixa elevação para uma altitude mais elevada. O aspeto é de uma montanha coberta de neve.

Serras do Marão e do Alvão cobriram-se de 'neve'? Veja as imagens

A Serra do Marão, em Amarante, e a serra do Alvão, em Vila Real, cobriram-se no passado fim de semana de branco, num fenómeno conhecido como elevação orográfica.

Parece neve mas, visto mais de perto, são nuvens que se formam quando uma massa de ar é forçada a partir de uma baixa elevação para uma altitude mais elevada.

Conforme a massa de ar ganha altitude, ela esfria adiabaticamente, o que pode elevar a humidade relativa a 100% e criar nuvens e, sob certas condições, precipitação.

O momento não passou despercebido ao olhar dos mais curiosos, que partilharam várias fotografias e vídeos com a página Meteo Trás-os-Montes - Portugal, dedicada à meteorologia daquela região.

"De uma forma muito simples, o ar carregado de humidade vindo do Atlântico encontra a grande barreira montanhosa que separa Trás-os-Montes do Douro Litoral e Minho e é obrigado a subir, arrefece e condensa (forma nuvens/nevoeiro), chegado ao topo acontece o inverso, desce, aquece e as nuvens desaparecem, parece uma cascata que nunca chega ao fundo dos vales", explicou a página.

Leia Também: Ondas fluorescentes supreenderam vilacondenses na sexta-feira

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório