Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Jorge Sampaio hospitalizado com problemas respiratórios

O antigo Presidente da República foi internado no Algarve, onde estava de férias, mas acabou por ser transferido de helicóptero para Hospital de Santa Cruz, em Lisboa. 

Jorge Sampaio hospitalizado com problemas respiratórios
Notícias ao Minuto

14:33 - 27/08/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Jorge Sampaio

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio foi hospitalizado devido a dificuldades respiratórias, avança, esta sexta-feira, a Renascença. 

A informação, confirmada por fonte próxima de Jorge Sampaio à Renascença, indica ainda que o ex-chefe de Estado foi transferido para uma unidade de saúde de Lisboa e "está sob forte vigilância". 

Já o Público detalha que Sampaio foi, na manhã desta sexta-feira, transferido de helicóptero para o Hospital de Santa Cruz, em Lisboa. 

À agência Lusa, a assessora de Jorge Sampaio indicou que este estava no Algarve, mas após sentir dificuldades respiratórias, e "dado o seu historial de doente cardíaco", foi transferido para Lisboa, onde está ser acompanhado no hospital onde é habitualmente seguido.

Jorge Sampaio tem 81 anos e foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006.

Em 1989, foi eleito líder do Partido Socialista e na mesma altura foi eleito presidente da Câmara de Lisboa, tendo sido reeleito em 1993.

Após a passagem pela Presidência da República, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas enviado especial para a Luta contra a Tuberculose e entre 2007 e 2013 foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações.

Atualmente preside à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013 com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação. Aliás, o antigo Presidente da República anunciou esta semana que a Plataforma Global para os Estudantes Sírios está a preparar um reforço do programa de emergência de bolsas de estudos e oportunidades académicas para jovens afegãs.

Em 2017, o antigo Presidente da República foi operado duas vezes, uma das quais devido a "problemas acrescidos de mobilidade".

[Notícia atualizada às 15h36]

Leia Também: Jorge Sampaio anuncia reforço de emergência de bolsas para jovens afegãs

Recomendados para si

;
Campo obrigatório