Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pessoas com deficiência mostram vivências do confinamento em Bragança

Os utentes de duas instituições de deficiência do distrito de Bragança recorreram à arte para expressar as vivências durante o confinamento decretado pela pandemia covid-19 e o resultado deu uma exposição, revelaram hoje os promotores.

Pessoas com deficiência mostram vivências do confinamento em Bragança
Notícias ao Minuto

15:28 - 25/08/21 por Lusa

País Bragança

'De Dentro para Fora' é o título da exposição que abre ao público, na sexta-feira, nos claustros da igreja da antiga Sé, na cidade de Bragança, e dá a conhecer o quotidiano das pessoas com deficiência durante o período de confinamento.

A exposição é composta por trabalhos elaborados pelos utentes/artistas da Academia do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, em conjunto com os artistas da CERCIMAC, a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Macedo de Cavaleiros.

Com esta exposição, as duas instituições querem dar a conhecer o olhar particular e as vivências dos utentes durante o tempo em que permaneceram confinados devido à pandemia, e que escolheram a arte como forma de expressão.

"Esta exposição relata um pouco do que foi o nosso quotidiano durante o período de confinamento", partilhou Teresa Silva, diretora técnica na Academia dos Santos Mártires.

Perante as "incertezas e medos" da atualidade, os promotores da iniciativa entendem que "uma forma de cultivar a esperança é manter a janela aberta e olhar para fora".

Assim nasceu a exposição 'De Dentro para Fora', com um conjunto de trabalhos de pintura e desenho realizados pelos utentes das respostas sociais das duas instituições sociais transmontanas.

A mostra inclui também uma série de fotografias, denominada 'Confinarte', que retrata a encenação de quadros de pintura de artistas famosos.

A inauguração está marcada para sexta-feira, ao final da tarde, nos claustros da antiga Sé de Bragança e a exposição pode ser visitada, gratuitamente, até 01 de outubro.

Leia Também: Projetos recebem 800 mil euros para ajudar pessoas com deficiência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório