Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Resgatados cinco cães (incluindo duas crias) abandonados em Braga

Animais, abandonados desde o dia 14 de agosto, estavam acorrentados e "visivelmente desidratados".

Resgatados cinco cães (incluindo duas crias) abandonados em Braga
Notícias ao Minuto

07:31 - 25/08/21 por Notícias ao Minuto

País Animais de estimação

O Comando Territorial de Braga da GNR resgatou, esta terça-feira, cinco cães (três adultos e duas crias) abandonados numa habitação, no concelho de Braga.

Depois de uma denúncia de abandono de cães numa habitação, os militares desencadearam diligências policiais que culminaram com o cumprimento de um mandado de busca domiciliária, refere o comunicado da GNR enviado ao Notícias ao Minuto.

Os cinco animais foram resgatados, tendo a autoridade apurado que os mesmos tinham sido abandonados desde 14 de agosto nuns anexos contíguos à habitação, "onde estavam acorrentados e visivelmente desidratados". 

Após a verificação das condições de saúde, os animais foram entregues no Canil Intermunicipal de Braga, sendo os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

A Guarda Nacional Republicana relembra que o abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, e apela à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leia Também: Oito cães recém-nascidos resgatados pela GNR em Ponte de Lima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório