Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

"Estamos preparados para vacinar crianças saudáveis antes do ano letivo"

O secretário de Estado António Lacerda Sales explicou, esta sexta-feira, que a vacinação de crianças saudáveis está pendente do entendimento das autoridades de Saúde, mas que no que diz respeito ao Governo está tudo preparado.

"Estamos preparados para vacinar crianças saudáveis antes do ano letivo"

"Estamos preparados para poder vacinar as crianças dos 12 aos 15 anos, saudáveis - se for essa a decisão da DGS -, ainda antes do ano letivo. Assim venha o mais rapidamente possível essa decisão, se for essa a decisão", enunciou esta sexta-feira o secretário de Estado-adjunto e da Saúde, quando questionado sobre a administração de vacinas contra a Covid-19 em crianças entre os 12 e os 15 anos apenas com comorbilidades.

António Lacerda Sales respondia aos jornalistas depois de uma visita às instalações do Hospital Sousa Martins, na Guarda. Confrontado com as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ontem defendeu a vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos, o governante descartou qualquer desentendimento com o chefe de Estado.

"Aquilo que interpretei das palavras do senhor Presidente da República foi uma enorme convergência em relação aquilo que estamos a fazer, isto é, estamos a ganhar algum tempo para tomarmos uma decisão baseada em robustez científica", afirmou, assumindo que aquilo que "o senhor Presidente da República quer, assim como todos os portugueses, é ver o maior número de vacinados".

Ainda assim, sublinhou Lacerda Sales, a decisão depende das autoridades de Saúde. "Estamos à espera da decisão do órgão técnico, que é a DGS".

Sublinhe-se que a DGS recomendou, na passada sexta-feira, a administração prioritária de vacinas contra a Covid-19 para crianças entre os 12 e os 15 anos com comorbilidades. A vacinação universal continua, para já, a ser apenas recomendada a partir dos 16 anos, seguindo o plano de vacinação em curso.

A autoridade de Saúde não descartou, no entanto, alterações futuras se houver "novas variantes de preocupação".

António Lacerda Sales comentou, ainda, o cumprimento do objetivo de 70% da população de Portugal continental vacinada contra a Covid-19, com pelo menos uma dose. O governante disse ser um "motivo de enorme esperança e de confiança no futuro", deixando agradecimentos ao "povo português e à sua maturidade cívica na forma como encara a sua proteção e a proteção dos outros".

"Também quero agradecer todos aqueles que estão envolvidos neste processo de vacinação, desde a coordenação da Task Force, aos conselhos de administração, autarcas, seguranças sociais, proteção civil e acima de tudo profissionais de Saúde", acrescentou.

[Notícia atualizada às 16h10]

Leia Também: AO MINUTO: Menor n.º de casos ativos em quase um mês. Incidência a baixar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório