Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 26º

Edição

GNR apreende 103 quilos de ameijôa-branca na Nazaré

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) apreendeu 103 quilogramas de amêijoa-branca, por fuga à lota, no concelho da Nazaré, tendo devolvido os bivalves ao mar por se encontrarem vivos, informou hoje a GNR.

GNR apreende 103 quilos de ameijôa-branca na Nazaré
Notícias ao Minuto

17:57 - 04/08/21 por Lusa

País GNR

Em comunicado, a GNR adianta que a apreensão ocorreu na terça-feira, no âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco, bivalves vivos e crustáceos.

Durante a ação de fiscalização, os militares "surpreenderam o mestre de uma embarcação quando transportava 103 quilos de amêijoa-branca não submetidos ao primeiro regime de venda [fuga à lota], não cumprindo assim o regime legal de primeira venda de pescado fresco", explica a GNR na nota.

Na ação, que contou com o apoio da Polícia Marítima da Nazaré, o mestre da embarcação, de 59 anos, foi identificado e foi elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode ascender aos 3.740 euros.

Os bivalves, por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural.

O regime de venda de pescado fresco prevê que a primeira venda seja, obrigatoriamente, realizada em lota, pelo sistema de leilão, por forma a regular os preços e acautelar o cumprimento das cotas de captura, estabelecidas com vista à sustentabilidade das espécies e pelo controlo higiossanitário do pescado.

Leia Também: GNR apreende 235 plantas de canábis em Guimarães

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório