Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Vacinação? Gouveia e Melo quer senhas no telemóvel para evitar filas

A medida poderá entrar em vigor já no início do próximo mês de agosto. 

Vacinação? Gouveia e Melo quer senhas no telemóvel para evitar filas
Notícias ao Minuto

17:33 - 18/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Task Force da vacinação quer criar um sistema de senhas através do telemóvel para evitar filas nos centros de vacinação em Portugal, noticia este domingo o Público. A medida, ideia de Gouveia e Melo, poderá entrar em vigor já no próximo mês de agosto. 

A intenção, avança a publicação, é que, para o utente, seja possível escolher o local e a data - como já acontece - mas também a hora a que será inoculado com a vacina contra a Covid-19. 

"A ideia é a seguinte: quero ser vacinado hoje, vou ver o centro que está com semáforo verde [sem atrasos], tiro a senha no telemóvel, às 10h30 apareço e pronto. No início de Agosto quero ter isso a funcionar", disse o vice-almirante. 

De recordar que os centros de vacinação nacionais funcionam com um sistema de semáforos que indica o tempo de espera até que seja atendido. No caso de a luz do semáforo virtual estar vermelha, estima-se que o tempo de espera seja superior a uma hora. Se estiver amarela a previsão do atendimento é entre 30 minutos a uma hora e quando a cor for verde o período provável de espera é de 30 minutos.

A afluência ao local onde se vai ser vacinado pode ser consultada através da página na Internet do Serviço Nacional de Saúde (SNS), em https://covid19.min-saude.pt/cvc

Já os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal na internet da Direção-Geral da Saúde, no endereço https://covid19.min-saude.pt/vacinacao-covid

Os últimos números oficiais indicam que mais de 42% dos portugueses já têm a vacinação completa e 60% já tomou pelo menos uma dose. Só esta semana foram administradas mais de um milhão de doses, o valor mais alto desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: Enchente no GP da Grã-Bretanha. Futebolistas infetados nos JO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório