Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Não há escape à infeção, vacinem-se!"

Especialista defende que "não há ninguém no mundo, nos próximos dois ou três anos, que não contacte com o vírus".

"Não há escape à infeção, vacinem-se!"
Notícias ao Minuto

23:54 - 10/07/21 por Notícias ao Minuto

País Vacinação

O virologista Pedro Simas apelou, este sábado, na SIC Notícias, à vacinação, defendendo que o vírus não vai acabar e que, por essa razão, todas as pessoas vão entrar, mais cedo ou mais tarde, em contacto com o SARS-CoV-2.

"Não há ninguém no mundo, nos próximos dois ou três anos, que não contacte com o vírus. Portanto, ou vai adquirir a imunidade com a vacina ou vai adquirir imunidade com a infeção, porque o vírus não vai acabar. Então eu acho que é óbvio que toda a gente deveria contactar com o vírus quando já tivesse vacinada, porque não há escape à infeção. Vacinem-se!", realçou.

Apesar disso, o especialista reconhece que "Portugal está a ter um desempenho absolutamente fantástico em relação à vacinação. As pessoas em Portugal aderem à vacinação. Outros países da Europa estão a ter alguma dificuldade em chegar aos 70% de população em geral" e acredita que "a evolução vai ser melhor a cada semana, porque temos cada vez mais pessoas vacinadas", ou seja, a maior preocupação desta nova e quarta vaga deve ser com o aumento de casos em Unidades de Cuidados Intensivos e não no geral.

Se a população continuar a aderir à vacinação como até agora, vincou Pedro Simas, "nunca vamos chegar a um ponto de rutura" e "o mês de agosto vai ser muito diferente do que é agora".

Leia Também: Decisão de fechar Lisboa "não é muito eficiente" em termos práticos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório