Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Costa testou negativo, mas está em isolamento após contacto com infetado

O primeiro-ministro testou negativo depois de ter estado em contacto com um infetado com a Covid-19. Está sem quaisquer sintomas, mas vai cumprir o período de isolamento profilático.

Costa testou negativo, mas está em isolamento após contacto com infetado

Apesar de ter testado negativo à Covid-19, no seguimento de um contacto com um caso positivo do seu gabinete, o primeiro-ministro, António Costa, vai cumprir o período de isolamento profilático determinado pelas autoridades. Costa está sem sintomas e manterá "toda a atividade executiva à distância".

"Em virtude de ter estado em contacto com um membro do gabinete que veio a ser um caso confirmado positivo à Covid-19, e não obstante já ter as duas doses da vacina há mais de mês e meio e de ter cumprido as regras de distanciamento físico e uso de máscara, o primeiro-ministro está a cumprir um período de confinamento profilático determinado pelas autoridades de saúde", pode ler-se numa nota do seu gabinete enviada às redações.

A nota dá ainda conta que António Costa está "sem quaisquer sintomas".

Na segunda-feira, recorde-se, o primeiro-ministro foi submetido também a um teste à Covid-19 - igualmente com resultado negativo -, depois do contacto, durante o último Conselho Europeu, em Bruxelas, com o seu homólogo do Luxemburgo, Xavier Bettel, que está infetado.

Na altura, o gabinete do líder do executivo adiantou que António Costa "não teve praticamente contactos com o primeiro-ministro do Luxemburgo", mas faria o teste apesar de já ter "duas doses da vacina" e de ter "usado sempre máscara", bem como de "ter respeitado as regras de distanciamento físico".

Recuando a dezembro, António Costa esteve em isolamento profilático preventivo depois de um contacto considerado de alto risco com o presidente da França, Emmanuel Macron, tendo passado o Natal na residência oficial de São Bento, em Lisboa.

Leia Também: Em 2022 haverá "atualização dos critérios" de distribuição do PRR

Recomendados para si

;
Campo obrigatório