Procurar

Faltar à vacinação é "oportunidade perdida e deve ser contrariada"

Ministra da Saúde alerta para o aumento do número de faltas aos agendamentos da vacina contra a Covid-19.

Faltar à vacinação é "oportunidade perdida e deve ser contrariada"

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Tomásia Sousa
29/06/2021 11:48 ‧ há 4 anos por Tomásia Sousa

A ministra da Saúde alertou hoje para a necessidade de contrariar as faltas aos agendamentos da vacina contra a Covid-19, sobretudo entre as camadas mais jovens.

Questionada sobre as queixas que têm surgido por parte de vários autarcas, de que o número de pessoas que faltam à marcação da primeira toma da vacina sem uma justificação válida aumentou nos últimos dias, Marta Temido revela preocupação.

"Há algumas referências a algumas faltas ao processo de vacinação que naturalmente nos preocupam", referiu, à margem da inauguração da nova ala do Serviço de Radioterapia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa. "A vacina é uma oportunidade de proteção e devemos aproveitá-la. Faixas etárias mais jovens têm menor perceção do risco e têm menor reação à oportunidade de vacinação. É uma oportunidade perdida e deve ser contrariada."

Sobre a possibilidade de facilitar a testagem à população em todo o país, como já acontece em Lisboa - onde os testes gratuitos foram estendidos a não moradores  - a ministra prometeu novidades para esta semana.

"Estamos a trabalhar para que esta semana possamos ter um despacho do Ministério da Saúde que preveja um regime de comparticipação nos testes de diagnóstico de antigénio", anunciou, acrescentando que o objetivo é que as "pessoas sejam financeiramente mais apoiadas naquilo que seja a realização destes testes", de modo não só a facilitar a sua circulação, mas também como um "mecanismo precoce de deteção da doença".

A governante voltou ainda a frisar que está a ser estudada a necessidade de a vacinação ter de vir a ser reforçada com uma terceira dose. Para isso, lembra, os países da União Europeia acordaram na "necessidade de adquirir uma quantidade conjunta de vacinas", mas ainda é preciso perceber "qual é a duração da imunidade".

Quanto aos adeptos portugueses que estiveram em Sevilha, este fim de semana, para o jogo da seleção nacional no Euro'2020, o conselho de Marta Temido é que façam o teste de diagnóstico antigénio.

[Notícia atualizada às 12h05]

Leia Também: AO MINUTO: Reforço vacinal à vista; Brasil? 400 mil mortes evitáveis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10