Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Bom tempo multiplica faltas injustificadas à 1.ª vacina contra a Covid-19

Problema obriga a um maior esforço dos profissionais de saúde para evitar o desperdício de vacinas.

Bom tempo multiplica faltas injustificadas à 1.ª vacina contra a Covid-19
Notícias ao Minuto

23:59 - 28/06/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O número de pessoas que faltam à marcação da primeira toma da vacina contra a Covid-19 sem uma justificação válida aumentou nos últimos dias, revela, esta segunda-feira a SIC Notícias, depois de vários autarcas terem denunciado o problema.

Em Gondomar, por exemplo, multiplicam-se as faltas nos autoagendamentos da primeira toma. Já nos dois centros de vacinação de Vila Nova de Gaia chegam a faltar mais de 300 pessoas num só dia.

O problema, segundo os governantes, agrava-se nos dias de bom tempo, o que faz com que os profissionais de saúde tenham de fazer um maior esforço para evitar o desperdício de vacinas.

Além do desperdício de doses (e dinheiro), estas faltas podem fazer com que o processo de vacinação sofra atrasos, o que preocupa as autoridades de saúde, principalmente, numa altura em que o país lida com a variante Delta e com aumento de casos de Covid-19.

Recorde-se que o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo já tinha antecipado este desafio. Na semana passada, durante uma audição na Comissão Parlamentar de Saúde, o responsável da Task Force anunciou que, devido ao aproximar das férias, está a ser equacionado um autoagendamento mais livre, em que os utentes possam dirigir-se aos centros de vacinação da sua área de residência ou de outro qualquer local, eventualmente, onde estejam a pernoitar.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal 29º melhor país onde estar; Travão em França?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório