Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Floresta pode ser "enorme oportunidade" para o país

O presidente da Comissão Executiva da Navigator defendeu hoje, em Lisboa, que a floresta pode ser uma "enorme oportunidade" para o país, acrescentando que são necessárias espécies de crescimento rápido para a fixação de carbono.

Floresta pode ser "enorme oportunidade" para o país
Notícias ao Minuto

16:38 - 23/06/21 por Lusa

País Floresta

"A floresta pode ser uma enorme oportunidade para o país. Portugal tem 35% de floresta e está aquém do seu potencial florestal", apontou António Redondo, na Cimeira Económica e Comercial Transatlântica, organizada pela Câmara do Comércio Americana em Portugal.

Este responsável da Navigator disse que, perante uma emergência climática, é preciso fixar carbono, nomeadamente, através das espécies de crescimento rápido, como o eucalipto globulus.

António Redondo classificou esta espécie como "absolutamente extraordinária", acrescentando que está naturalizada em Portugal há quase 200 anos e que só está presente em cinco lugares, a nível mundial.

O presidente da Comissão Executiva da papeleira reconheceu que esta árvore está associada aos incêndios florestais, mas ressalvou que "mais de metade" da área que arde corresponde a matos e pastagens sem culturas.

"Quando bem gerida pela indústria, a floresta arde 10 vezes menos", referiu.

Leia Também: Porto já tem Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório