Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tragédia de Pedrógão. "Sofrimento não passa de um momento para outro"

Presidente da República assinalou o quarto aniversário da tragédia de Pedrógão Grande, transmitindo uma mensagem em homenagem às vítimas do incêndio.

Tragédia de Pedrógão. "Sofrimento não passa de um momento para outro"
Notícias ao Minuto

15:00 - 17/06/21 por Melissa Lopes

País Pedrógão Grande

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, transmitiu esta quinta-feira uma mensagem em homenagem às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande, no dia em que se assinalam quatro anos da tragédia que vitimou 66 pessoas. 

Na mensagem, divulgada no site da Presidência, o chefe de Estado sublinha que a tragédia que hoje recordamos "não escolheu as vítimas" e que o sofrimento permanece na sociedade portuguesa.

"Foram homens, foram mulheres, crianças, de todas as idades, tantos que sofreram e ainda sofrem, apesar dos quatro anos já volvidos, porque é um sofrimento que não passa de um momento para o outro, fica connosco, fica convosco, fica com toda a sociedade portuguesa", pode ler-se. 

Apesar de distante fisicamente, Marcelo junta-se assim "fraternalmente a todas e a todos" os que sofrem com a tragédia de há quatro anos. "Comungamos em espírito esse dever de memória, que se renova por ocasião desta efeméride – o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais, mas que deve ser partilhado com todos os outros dias do ano. É um símbolo de uma realidade que está sempre presente no nosso coração", escreve.

O Presidente lembra que tem estado com as vítimas ao longo dos últimos quatro anos, "testemunhando o vosso padecimento, a vossa provação, mas também a vossa força e capacidade de ultrapassar, mostrando a todos nós que da maior dor pode nascer e afirmar-se a maior força. Assim tem sido, nas múltiplas batalhas que a Associação das Vítimas dos Incêndios de Pedrógão tem travado e ainda trava", assinala. 

Por fim, Marcelo deixa palavras de esperança e de futuro. "Olhemos para o futuro em homenagem àqueles que ficaram, em homenagem em nome do território que nunca abandonaram, em homenagem em nome daquilo em que se transformaram, fruto de tudo o que perderam. É um caminho que se faz, fazendo, caminhando, nunca esquecendo, mas sempre acreditando", termina. 

O incêndio de Pedrógão Grande provocou 66 mortos e 253 feridos, tendo destruído cerca de 500 casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Leia Também: Pedrógão: Alzira ainda está à espera da sua casa, quatro anos depois

Recomendados para si

;
Campo obrigatório