Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Lisboa "terá o mesmo tratamento". Situação dos concelhos avaliada amanhã

O primeiro-ministro garantiu que serão tomadas as medidas necessárias na capital, em função da análise epidemiológica que decorrerá, como é habitual, na próxima reunião de Conselho de Ministros e que está agendada para amanhã.

Lisboa "terá o mesmo tratamento". Situação dos concelhos avaliada amanhã
Notícias ao Minuto

14:19 - 16/06/21 por Mafalda Tello Silva

País Covid-19

António Costa revelou hoje que a situação epidemiológica em Lisboa será avaliada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

"Amanhã faremos novamente a avaliação e em função dessa análise tomaremos as medidas necessárias", vincou, em resposta aos jornalistas, após o anúncio da aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal por parte da Comissão Europeia, que ocorreu ao início desta tarde, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. 

Ainda sobre a capital, António Costa sublinhou que "Lisboa não será diferente dos outros concelhos" e que "terá exatamente o mesmo tratamento que os outros concelhos".  

O chefe do Governo lembrou que a avaliação epidemiológica de todas as regiões do país é realizada através da matriz de risco, que "tem dois indicadores fundamentais, um que tem a ver com a taxa de incidência e outro com o ritmo de transmissão através do fator 'R'".

"É em função dessas variações que vamos aplicando as medidas que estão previstas para cada um dos concelhos e todos são iguais para este efeito", reiterou. 

Na última reunião do Conselho de Ministros, realizada na semana passada, o Governo decidiu que Lisboa não iria avançar para a nova fase do plano de desconfinamento. Entretanto, o coordenador para a Covid-19 da região de Lisboa e Vale do Tejo revelou, ontem, que a capital tem uma incidência superior a 240 casos por 100 mil habitantes e admitiu que se se mantiver este cenário, Lisboa arrisca-se a recuar no desconfinamento.

Leia Também: AO MINUTO: "Queremos ser os melhores"; Máscara 'cai' amanhã em França

Recomendados para si

;
Campo obrigatório