Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Aguaceiros, granizo, trovoada e descida da temperatura nos próximos dias

Portugal continental, em especial as regiões do interior norte e centro, poderá continuar nos próximos dias com aguaceiros, trovoadas e granizo, estando também prevista uma descida da temperatura máxima a rondar os 10 graus Celsius.

Aguaceiros, granizo, trovoada e descida da temperatura nos próximos dias
Notícias ao Minuto

08:30 - 16/06/21 por Lusa

País Meteorologia

"Vamos continuar com condições para haver aguaceiros e trovoadas, mais prováveis nas regiões do interior norte e centro durante a tarde, e granizo. Nas regiões do litoral e região sul também há condições para períodos de chuva ou aguaceiros e muita nebulosidade, embora com abertas", disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação de instabilidade vai manter-se durante alguns dias.

"Hoje mais no interior norte e centro, amanhã [quinta-feira] pode chegar às serras do Algarve", disse.

Segundo Paula Leitão, entre hoje e quinta-feira está prevista uma descida da temperatura máxima de cerca de 10 graus.

"A temperatura vai descer bastante. Desce muito hoje e amanhã mais um pouco e depois mantém-se com valores que em Lisboa vão rondar os 20 graus e no Alentejo os 22/ 23 graus. A temperatura mínima também desce, vamos ter noites mais frias, mas é na máxima que vai notar-se pois vamos passar de 30 graus para os cerca de 20 graus. Em dois dias baixa cerca de 10 graus", disse.

Paula Leitão explicou que esta situação de instabilidade deve-se a uma depressão em altitude no centro da Península Ibérica.

A previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e possibilidade de rajadas de vento, levou o IPMA a emitir um aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda a partir das 09:00 e até às 21:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Leia Também: Distrito de Vila Real regista inundações, quedas de árvores e incêndios

Recomendados para si

;
Campo obrigatório