Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

IL de Lisboa aconselha PSD a ouvir recomendação do "seu virologista"

Em causa estão as criticas de Rui Rio e Carlos Moedas ao arraial organizado pela Iniciativa Liberal de Lisboa.

IL de Lisboa aconselha PSD a ouvir recomendação do "seu virologista"
Notícias ao Minuto

20:46 - 14/06/21 por Notícias ao Minuto

Política Arraial Liberal

A Iniciativa Liberal de Lisboa aconselhou, esta segunda-feira, o PSD "a ouvir a recomendação de desconfinamento do seu virologista", Pedro Simas, convidado por Carlos Moedas para elaborar um plano de contingência para futuras pandemias na capital.

O "conselho", dado a partir de um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, surge depois de Rui Rio e Carlos Moedas terem criticado o Arraial Liberal, organizado pelo Iniciativa Liberal de Lisboa, no passado domingo, dia de Santo António, em plena pandemia.

De acordo com a Iniciativa Liberal de Lisboa, enquanto o líder do PSD e o candidato à Câmara Municipal de Lisboa criticavam o arraial, o epidemiologista referia que com a fase de vacinação atual “o risco de morrer com Covid é praticamente nulo” e que “a sociedade não pode ficar refém do medo”.

O partido liderado por Cotrim de Figueiredo refere-se a uma entrevista dada por Pedro Simas, esta segunda-feira, ao programa Contra Corrente da Rádio Observador, onde o especialista disse ainda que o SARS-CoV-2 tornou-se endémico e que viveremos com ele como vivemos com outros.

Perante isto, a Iniciativa Liberal em Lisboa “estranha” as declarações de Rui Rio e Carlos Moedas relativamente ao arraial e à situação pandémica.

“Ou as principais figuras do PSD ignoram o que o virologista por eles escolhido aconselha, sendo a sua escolha uma mera manobra de propaganda para motivar algumas notícias na Comunicação Social, ou conhecem a sua posição e estamos perante uma critica ditada exclusivamente por motivos oportunistas”, lê-se na nota enviada ao Notícias ao Minuto.

Bruno Horta Soares, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Lisboa recordou ainda que “Carlos Moedas, ao contrário do que parece agora defender, afirmou há dias que acreditava ser possível festejar os Santos com as devidas precauções, algo completamente descartado por Rui Rio”.

“Estará Carlos Moedas sujeito também à Lei da Rolha de Rui Rio?”, questionou ainda o liberal.

No mesmo comunicado, a Iniciativa Liberal afiançou que “segue as declarações de Pedro Simas e de outros virologistas, as do Vice-almirante Gouveia e Melo e as do Presidente da República que afirmou na Feira da Agricultura que com o estado atual da vacinação “já não voltamos para trás”.

“No que depender da Iniciativa Liberal também não se volta atrás. A cultura do medo tem de acabar e devemos voltar a viver em Liberdade com Responsabilidade”, garantiu o partido.

Leia Também: IL teve "ânsia de palco" e "mordeu a língua" após críticas ao Avante

Recomendados para si

;
Campo obrigatório