Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Certificado digital poderá começar a ser usado ainda este mês

Ministra da Saúde estima que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde concluam os testes esta semana.

Certificado digital poderá começar a ser usado ainda este mês
Notícias ao Minuto

15:53 - 07/06/21 por Tomásia Sousa

País Covid-19

O certificado digital de vacinação poderá entrar em vigor em Portugal ainda na segunda quinzena de junho, antes da data prevista pela União Europeia, anunciou esta segunda-feira a ministra da Saúde.

"Ao nível do nosso país temos estado a trabalhar (...), têm estado a ser feitos testes, contamos ter os testes concluídos por esta semana e estar em condições de começar a fazer alguns avanços - independentemente daquilo que seja a entrada em vigor a 1 de julho - já na segunda quinzena do mês de junho", garantiu.

Os dois assuntos ainda por resolver, no que diz respeito ao certificado são, segundo Marta Temido, as regras e a implementação do mesmo.

"Penso que será uma forma que todos teremos de, com maior segurança, maior facilidade e maior confiança podermos ter algum regresso à normalidade", apontou, no final de uma visita à Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, deixando um apelo aos jovens para que mantenham os cuidados e continuem a ser testados.

Recorde-se que 1 de julho é a data apontada pela Comissão Europeia para a entrada em vigor do certificado, mas há Estados-membros que já estão a emitir certificados digitais Covid.

A Bulgária, República Checa, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Croácia e Polónia já concluíram os testes técnicos do portal e começaram a emitir e a utilizar os certificados digitais Covid da UE, que atestam se um cidadão está vacinado, imunizado após ter contraído a Covid-19 ou tem um teste negativo para o vírus.

[Notícia atualizada às 16h05]

Leia Também: Sete Estados-membros já emitem certificados digitais para viajar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório