Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Vão ser criadas 58 novas equipas de intervenção nos bombeiros voluntários

O ministro da Administração Interna anunciou hoje que vão ser constituídas 58 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) nas corporações de bombeiros voluntários.

Vão ser criadas 58 novas equipas de intervenção nos bombeiros voluntários
Notícias ao Minuto

16:52 - 13/04/21 por Lusa

País MAI

"Fechou-se, quer com a Associação Nacional de Municípios, quer com a Liga dos Bombeiros Portugueses, o processo de constituição de mais 58 novas equipas profissionais nos bombeiros", disse Eduardo Cabrita aos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Para o ministro, a criação destas novas equipas "é muito importante" e significa que, desde 2017, foram constituídas mais de 60% de todas as EIP existentes nos bombeiros voluntários.

Criadas em 2001, as Equipas de Intervenção Permanente são constituídas por cinco elementos que estão em permanência nos quartéis de bombeiros para ocorrer a qualquer situação de urgência e emergência registada no concelho.

O governante sublinhou que atualmente todas as corporações de bombeiros voluntários têm equipas profissionais, estando agora a dar-se "prioridade às segundas equipas em áreas de maior risco".

Eduardo Cabrita disse ainda que, até ao final de abril, ficará concluída a Diretiva Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2021.

O ministro revelou que este ano vai também existir uma diretiva de vigilância, que estará concluída até ao final do mês.

Por sua vez, a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, avançou aos deputados que o DECIR deste ano terá um aumento de mais 231 operacionais (2%) em relação a 2020, nomeadamente nos sapadores florestais e corpos de bombeiros voluntários com as novas equipas.

Leia Também: Todos os bombeiros vacinados com a 1.ª dose até ao final da semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório