Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

ASAE continua a fiscalizar esplanadas em todo o país. Hoje encerrou sete

ASAE fiscalizou, esta segunda-feira, 248 esplanadas de Norte a Sul do país no âmbito do cumprimento das regras relacionadas com a pandemia. Foram instaurados 19 processos de contraordenação e encerradas sete esplanadas.

ASAE continua a fiscalizar esplanadas em todo o país. Hoje encerrou sete

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE)  desencadeou esta segunda-feira uma operação de fiscalização a 248 estabelecimentos de restauração e bebidas e similares com  esplanadas abertas, de Norte a Sul do país. 

A operação em causa, que envolveu 28 brigadas, teve como objetivo a verificação do cumprimento dos requisitos legais nestes estabelecimentos. E o resultado foi a instauração de 19 processos de contraordenação, sendo 11 relacionados com as regras definidas no Decreto nº 6/2021, de 3 de abril, "por incumprimento das regras de funcionamento da atividade em esplanadas", faz saber a autoridade em comunicado, adiantando que foram encerradas sete esplanadas.

Os restantes oito processos de contraordenação deveram-se a infrações relacionadas com a atividade económica (licenciamento e livro de reclamações).

A ASAE avisa, por fim, que "continuará a desenvolver ações de fiscalização em prol da defesa e da segurança dos consumidores e da sã e leal concorrência entre operadores económicos".

No decorrer desta operação, intitulada 'Operação Esplanada II',  foram ainda suspensas as atividades de dois estabelecimentos retalhistas com áreas de venda superiores a 200m2, no concelho de Porto, que se encontravam abertos ao público em incumprimento do dever de suspensão de atividade e suspensa a atividade de dois estabelecimentos de restauração de bebidas, por estar a admitir clientes no seu interior.

Foram fiscalizadas  nesta operação esplanadas nos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Barcelos, Braga, Peso da Régua, Bragança, Vila Real, Figueira da Foz, Pombal, Leiria, Vila Nova de Poiares, Oliveira de Azeméis, Viseu, Covilhã, Guarda, Lisboa, Vilamoura, Loulé, Olhão, Portalegre, Cartaxo e Peniche. 

Leia Também: AO MINUTO: Nova reunião no Infarmed amanhã; Escolas são "lugares seguros"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório