Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 23º

Edição

Apesar da polémica, maioria dos portugueses quer ser vacinada

Estudo da DECO mostra que, entre quatro países europeus, os portugueses são os mais confiantes na vacina contra a Covid-19. Caso da AstraZeneca trouxe dúvidas, mas apenas 5% dos inquiridos recusam serem inoculados.

Apesar da polémica, maioria dos portugueses quer ser vacinada

A dúvida instalou-se depois de um responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter confirmado a existência de "uma ligação" entre a vacina AstraZeneca/Oxford e os coágulos sanguíneos observados em alguns doentes após a sua administração e, mesmo depois da Agência ter tranquilizado a população, houve mesmo vários utentes a recusar levar a vacina da AstraZeneca ontem em Oeiras. Ainda assim, em geral, os portugueses seguem confiantes.

É pelo menos o que garante um estudo da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), que mostra que, entre quatro países europeus, os portugueses são os mais confiantes.

O caso AstraZeneca trouxe dúvidas sobre a segurança das vacinas contra a covid-19, mas apenas 5% dos inquiridos recusam serem inoculados e 10% dizem que talvez não o sejam.

O inquérito, realizado entre 26 e 30 de março, foi feito online junto da população entre os 18 e os 74 anos em Portugal, Espanha, Itália e Bélgica.

Os resultados mostram que a confiança na vacina da AstraZeneca ficou abalada para 63% dos portugueses. Mas não foi a única a sofrer o embate: 41% dos inquiridos também reportaram um impacto negativo sobre as restantes.

Apesar da comoção social, se fossem convocados para serem inoculados na próxima semana, 59% dos portugueses aceitariam sem reservas. Outros 26%, apesar das dúvidas, provavelmente seguir-lhes-iam o exemplo.

Leia Também: AstraZeneca. Os sinais de alerta para quem tomar a vacina

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório