Meteorologia

  • 23 ABRIL 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

AstraZeneca. Os sinais de alerta para quem tomar a vacina

Pessoas vacinadas com o fármaco da AstraZeneca devem procurar "imediatamente assistência médica" caso detetem algum dos sintomas descritos pelo Infarmed nas duas semanas seguintes à inoculação.

AstraZeneca. Os sinais de alerta para quem tomar a vacina

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) elaborou uma lista de sintomas aos quais os cidadãos que sejam inoculados com a vacina da AstraZeneca devem estar atentos e procurar "imediatamente assistência médica".

São eles: falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor abdominal persistente, pequenas manchas de sangue sob a pele, em locais distintos do local da injeção, e sintomas neurológicos, como dores de cabeça intensas e persistentes ou visão turva.

De acordo com o Infarmed, as pessoas vacinadas com o fármaco da AstraZeneca devem procurar "imediatamente assistência médica" caso detetem algum daqueles sintomas nas duas semanas seguintes à inoculação.

Também os profissionais de saúde envolvidos na administração da vacina vão receber uma comunicação direta sobre este assunto que também estará disponível no site do Infarmed e da EMA, mas a Autoridade Nacional do Medicamento adianta já que "devem estar atentos aos sinais e sintomas de tromboembolismo e trombocitopenia para que possam tratar prontamente as pessoas afetadas".

O alerta surge depois da reunião do Comité de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC) da EMA, em que se reconhece que "existe uma possível ligação entre a administração da vacina e a ocorrência de coágulos sanguíneos", mas considera que "os benefícios da vacina continuam a superar os riscos".

Leia Também: AO MINUTO: AstraZeneca? Esteja atento a estes sintomas (muito raros)

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório