Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Surto em estaleiro de Alandroal sem ligação à comunidade. Casos a descer

Um surto de Covid-19 num estaleiro das obras da nova ferrovia Sines-Caia colocou o concelho de Alandroal (Évora) acima do limiar de risco de incidência, mas os casos já estão "em regressão", revelou hoje o presidente do município.

Surto em estaleiro de Alandroal sem ligação à comunidade. Casos a descer
Notícias ao Minuto

17:38 - 06/04/21 por Lusa

País Covid-19

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, indicou que os casos de infeção que existem atualmente no concelho "devem-se a um único surto", o qual "surgiu num dos estaleiros da obra" da ferrovia e "sem ligação à comunidade".

Este surto do coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença da covid-19 "estendeu-se até aos 28 casos", adiantou, admitindo que já é "um número significativo".

Contudo, o presidente do município realçou que, na segunda-feira, já tiveram alta 16 dos infetados.

Sublinhando que "o risco real para a comunidade é baixo", o autarca disse esperar que "até final desta semana" seja dada alta a "mais alguns" trabalhadores infetados para que o número de casos no concelho possa "baixar significativamente".

"Temos a expectativa de que esta evolução positiva seja considerada" e que "não nos impeça de seguirmos o caminho do desconfinamento, juntamente com os outros municípios, uma vez que é uma situação muito particular", referiu.

Alandroal é um dos sete municípios que registam mais de 240 casos de covid-19 por cem mil habitantes nos últimos 15 dias, juntamente com Carregal do Sal, Moura, Odemira, Portimão, Ribeira de Pena e Rio Maior.

O presidente deste município alentejano falava à Lusa após a reunião, por videoconferência, que juntou os presidentes destas câmaras municipais e o primeiro-ministro, António Costa.

João Grilo mostrou-se satisfeito com o reforço da fiscalização e das inspeções às condições sanitárias de habitações temporárias de obras ou colheitas, anunciado no final da reunião pelo chefe do Governo.

"É importante que haja uma boa articulação entre as entidades públicas, as empresas no terreno e a autoridades de saúde para que não voltemos a ter situações destas, até porque o número de trabalhadores em obra deverá aumentar", notou.

Segundo o autarca alentejano, ao longo dos três troços da futura linha ferroviária do Corredor Internacional Sul Sines-Caia que estão em construção, "está previsto que possam estar a trabalhar até cerca de 3.000 pessoas".

Nesse sentido, defendeu, "a testagem massiva deve ser um recurso fundamental".

O presidente da Câmara de Alandroal disse ainda ter a informação de que foi feita a testagem dos trabalhadores dos dois estaleiros da obra da ferrovia situados no concelho, mas não soube precisar o número total de testes realizados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.862.002 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.885 pessoas dos 823.494 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Só 6% totalmente vacinados na UE. Desfile no 25 de Abril?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório