Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

AML defende reabilitação urgente da Torre do Jogo da Péla

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) defendeu hoje que a reabilitação da Torre do Jogo da Péla, localizada junto ao Martim Moniz, é urgente, devido ao seu estado de degradação, e pediu uma clara identificação do monumento no local.

AML defende reabilitação urgente da Torre do Jogo da Péla
Notícias ao Minuto

18:34 - 30/03/21 por Lusa

País Lisboa

Em sessão plenária da AML, os deputados municipais aprovaram, por unanimidade, uma recomendação da Comissão Permanente de Cultura, no âmbito da discussão da petição "Torre da Péla, Património Classificado ao abandono".

No documento é solicitado que a reabilitação da Torre do Jogo da Péla, por parte da autarquia, "tenha em consideração a sua valorização, seja através do enquadramento no conjunto da Muralha Fernandina, quer através de outras formas de exponenciar a investigação, divulgação e fruição do respetivo espaço bem como uma identificação clara, no local, da sua importância".

Na recomendação é também defendido que "seja tida em conta a necessária salvaguarda e sistemas de proteção da Torre, designadamente nas confrontações com o espaço público" e que o monumento seja referido "como integrando o Monumento Nacional de Cerca Fernandina em todos os documentos e Planos Municipais de Ordenamento do Território".

Na petição, que deu entrada na AML em janeiro e foi subscrita por 217 cidadãos, os signatários alertam para "a degradação" do monumento e do espaço em redor, relatando a existência de lixo, pragas, 'graffitis' e dejetos.

Na recomendação, a Comissão Permanente de Cultura considera que "as condições atuais da respetiva Torre exacerbam a necessidade urgente de intervenção e valorização, assim como o desenvolvimento da sua inserção nalgum projeto de natureza maior, seja ele a recuperação do Martim Moniz e das suas ruas circundantes ou a segunda fase do projeto das muralhas de Lisboa".

"Aliado a isto, levanta-se a necessidade de explorar formas de exponenciar a investigação, divulgação e fruição do respetivo espaço", é acrescentado.

Intervindo na sessão de hoje, a deputada municipal Simonetta Luz Afonso (PS), presidente da Comissão Permanente de Cultura da AML, criticou o município liderado pelo PS, defendendo que "sinalética é uma coisa difícil para a Câmara de Lisboa".

"Ninguém percebe o que aquilo é, a não ser as pessoas que estão dentro dos assuntos da cidade de Lisboa", sustentou.

A vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto (PS), assegurou, em resposta, que o município está ciente do problema e adiantou que está a ser preparado "o caderno de encargos para fazer o projeto de reabilitação da Torre".

Ainda segundo Catarina Vaz Pinto, será entregue uma candidatura ao "World Monument Fund" para a reabilitação do monumento.

A requalificação da Torre do Jogo da Péla será "com certeza integrada" no projeto para a praça do Martim Moniz, referiu a autarca, garantindo também que a Câmara está atenta à questão da sinalética.

Já o presidente da junta de Santa Maria Maior, Miguel Coelho (PS), defendeu que a reabilitação daquele monumento localizado na sua freguesia "pode e deve ser desenvolvida com ou sem Martim Moniz", para que esta questão, "que tem estado esquecida", seja resolvida mais rapidamente.

A Torre do Jogo da Péla, assim denominada por se localizar na antiga Calçada do Jogo da Péla, está inserida na classificação de Monumento Nacional enquanto parte integrante da classificação, datada de 1910, do Castelo de São Jorge e do resto das Cercas de Lisboa, refere a recomendação hoje aprovada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório