Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Semana da Páscoa está a chegar. O que pode (e não) fazer nesta quadra?

Governo adotou medidas especiais para a semana da Páscoa que se avizinha. Proibição de circulação entre concelhos estará em vigor.

Semana da Páscoa está a chegar. O que pode (e não) fazer nesta quadra?
Notícias ao Minuto

19:44 - 24/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Páscoa celebra-se a 4 de abril mas, tal como aconteceu em 2020, não será festejada nos moldes habituais devido à pandemia da Covid-19. As medidas de combate ao novo coronavírus levaram o Governo de António Costa a decretar medidas especiais para a semana em que muitas famílias se reuniam

Desde logo, há a proibição de circulação entre concelhos na semana pascal. Entre 26 de março e 5 de abril - e ao contrário do que sucedeu no Natal - os portugueses não podem sair das áreas onde residem, numa medida que, explicou o primeiro-ministro, pretende "garantir que a Páscoa não é um momento de deslocação e de encontro, mas, pelo contrário, mais um momento de confinamento".

De sublinhar que, a esta obrigação, se soma ainda o dever geral de recolhimento. Na apresentação do Plano de Desconfinamento, o chefe do Governo precisou que este estado será reavaliado depois da Páscoa, relembrando que só pode existir quando há Emergência. "Não havendo Estado de Emergência adotamos outra figura, que designamos de dever cívico de recolhimento", afirmou na altura.

Já a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) que retomou as missas com presença de fiéis na segunda-feira, dia 15, apontou que são de evitar procissões ou visitas pascais.

Os almoços de Páscoa também estão condicionados. Nesta quadra, os restaurantes só podem funcionar em take-away ou venda ao postigo - como já tem vindo a acontecer. A abertura destes estabelecimentos está marcada para dia 19 de abril. 

Recorde que os horários de funcionamento ficaram estabelecidos até às 21 horas durante a semana e às 13 horas ao fim de semana e feriados (ou 19 horas para retalho alimentar). 

Também as fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão continuar fechadas até à Páscoa e vão manter-se as restrições aos voos provenientes dos países de maior risco.

"Apesar de os níveis da pandemia de um lado e do outro da fronteira permitirem a reabertura, vão manter-se encerradas as fronteiras com Espanha até à Páscoa para evitar as tradicionais grandes deslocações da semana santa", afirmou António Costa, em conferência de imprensa no passado dia 11. 

Lembre aqui na íntegra o Plano de Desconfinamento: 

Leia Também: Madeira pondera manter recolher obrigatório após a Páscoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório