Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Principal praça de Reguengos de Monsaraz já foi requalificada

A principal praça de Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, reabriu esta semana de "cara lavada", após cerca de oito meses de obras de requalificação que envolveram um investimento de 900 mil euros.

Principal praça de Reguengos de Monsaraz já foi requalificada
Notícias ao Minuto

10:44 - 19/03/21 por Lusa

País Reguengos de Monsaraz

Segundo a Câmara de Reguengos de Monsaraz, a intervenção na Praça da Liberdade teve como objetivo tornar este espaço do centro da cidade alentejana "mais atrativo para a população", com a criação de "mais zonas pedonais".

As obras integraram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Reguengos de Monsaraz, o qual prevê intervenções nas áreas da regeneração urbana, mobilidade urbana e apoio a comunidades desfavorecidas.

Segundo o município alentejano, o PEDU do concelho abrange um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros, apoiado a 85% por fundos comunitários, através do programa Portugal 2020.

Na área poente da praça, destacou o município, "foi instalado um palco para atividades culturais, um sistema de jogo de água com 36 jatos que permitem fazer ondas e salpicos e 108 bicos de pulverização tipo nevoeiro".

Este sistema de pulverização poderá "originar a diminuição em três ou quatro graus centígrados" da temperatura ambiente no verão, sendo que é nesta zona que vai ficar "a maioria das esplanadas dos estabelecimentos de restauração", adiantou.

Na área nascente da Praça da Liberdade, assinalou a autarquia, foi colocado "um quiosque para venda de jornais e serviço de pastelaria com esplanada".

A praça tem agora iluminação cénica em todas as árvores, repuxos e fachadas históricas, um carregador para veículos elétricos e poderá ser fechada à circulação automóvel, com pilaretes retráteis, quando existirem eventos.

Um carrossel vai também ser instalado no espaço pela câmara municipal, quando já não existirem "restrições" devido à pandemia de covid-19, para a utilização desse equipamento de diversão, acrescentou.

Leia Também: Lar de Reguengos de Monsaraz. Médicos falam em "pressão política"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório