Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Português a viver no Luxemburgo desespera para encontrar filho que fugiu

O jovem de 14 anos, que viveu durante vários anos em Portugal com os avós, fugiu na passada sexta-feira.

Português a viver no Luxemburgo desespera para encontrar filho que fugiu
Notícias ao Minuto

09:55 - 16/03/21 por Notícias ao Minuto

País Desaparecimento

Francis Fonseca, português que reside no Luxemburgo, lançou um apelo para encontrar o filho, de 14 anos, que está desaparecido. O jovem esteve a viver algumas semanas num lar de acolhimento e, no dia em que o pai o foi buscar, na sexta-feira, fugiu, escondendo-se numa floresta. 

O comportamento do jovem terá começado a mudar há cerca de quatro semanas, altura em que Wilson Vitor Sousa Fonseca se tornou um "menino mal comportado em casa, dizendo que queria ir viver para um foyer [lar de acolhimento], onde tinha amigos", revelou o pai ao jornal Contacto. "Eu expliquei-lhe que os jovens que estão naquele centro têm problemas familiares, ou não têm famílias".

Francis garantiu ao jornal luxemburguês que nunca usou a força com o filho e que em casa se vivia, maioritariamente, num ambiente de tranquilidade. "Nunca lhe bati, apenas lhe tirava o telemóvel quando se portava mal", assegurou. 

De acordo com português emigrado há anos no Luxemburgo, o filho sempre "foi um bom menino, ia bem na escola e ajudava em casa", até que a determinada altura "começou a responder mal". Nesse momento, como castigo, Francis tirou-lhe o telemóvel. 

Perante o castigo, Wilson foi para a escola e começou a dizer que não queria mais viver com o pai, "que tinha medo. A escola não me chamou para saber o que se passava, e decidiram colocá-lo num foyer durante duas ou três semanas". 

Durante os dias em que esteve no centro de acolhimento, o jovem recusou-se a falar com o pai e, no dia em que deveria voltar para casa, Wilson disse que preferia "ir para casa de um amigo, aqui no Luxemburgo, ou para casa de um tio, da parte da mãe em França ou para a Bélgica. O centro já não tinha soluções. Então disse ao meu filho que queria ir levá-lo a casa desse amigo para o conhecer e conhecer os pais, mas ele não quis". 

Francis resolveu entrar em contacto com a polícia para explicar a situação, apelando que fossem os oficiais a levar o filho a casa do amigo. "Quando viu que eu estava a ligar à polícia, o meu filho disse que afinal vinha comigo para casa. Passei o telefone à senhora do centro para explicar à polícia, porque fala melhor francês, e num momento que me distraí Wilson saiu e desatou a correr, entrou na floresta e nunca mais ninguém o viu. A polícia anda à sua procura e eu estou muito preocupado", revelou ao jornal. 

Sem contacto com a mãe desde o primeiro ano de vida, o adolescente viveu com os avós paternos em Portugal até que se mudou para o Luxemburgo para ir viver com o pai, que emigrou para terem melhores condições de vida. 

A quem tiver informações sobre o jovem, pede-se que entre em contacto com a família através do número + 352 661 840 221 ou com a polícia pelo + 352 244401000. 

Leia Também: Emigrante português morre em acidente de viação no Luxemburgo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório