Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Monjas que vão viver na Cartuxa de Évora chegam na próxima semana

As oito religiosas que vão viver num mosteiro em Évora conhecido como Convento da Cartuxa, desocupado desde a mudança de quatro monges cartuxos para Espanha, chegam na próxima semana à cidade alentejana, revelou hoje a arquidiocese.

Monjas que vão viver na Cartuxa de Évora chegam na próxima semana
Notícias ao Minuto

13:12 - 25/02/21 por Lusa

País Évora

A chegada das oito monjas a Évora está prevista para o dia 05 de março, mas, enquanto decorrerem obras no mosteiro, as religiosas vão morar numa casa na cidade, indicou a Arquidiocese de Évora, na sua página na Internet.

"As irmãs irão habitar uma casa" contígua à Igreja de São Francisco, em Évora, propriedade da Paróquia de São Pedro, "enquanto as obras de adaptação decorrem no Mosteiro da Cartuxa de Évora", precisou.

O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli (Escada do Céu), situado na periferia da cidade, vai passar a ser ocupado por monjas do Instituto das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, como anunciou, em outubro de 2019, o arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho.

Estas religiosas, sublinhou, vão "constituir uma comunidade monástica contemplativa na Cartuxa de Évora", o que vai permitir que aquele espaço sagrado continue a ser um "pulmão espiritual" na cidade e na arquidiocese.

A Arquidiocese de Évora assinalou que as oito monjas são de várias nacionalidades e que a comunidade terá como prioresa (superiora) uma religiosa holandesa.

Contactada pela agência Lusa, uma fonte da Arquidiocese de Évora revelou que as oito monjas só deverão ocupar o Convento da Cartuxa no "terceiro trimestre" deste ano, após a conclusão de obras no mosteiro.

A empreitada para a adaptação do imóvel religioso encontra-se em "fase de concurso para adjudicação" e o prazo de execução dos trabalhos é de seis meses, precisou a mesma fonte.

Conhecido como Convento da Cartuxa, este foi o único mosteiro contemplativo masculino de Portugal, até outubro de 2019, quando foi aberta a clausura dos últimos quatro monges, que se despediram da comunidade e viajaram para Espanha.

Os quatro monges da Cartuxa de Évora, dois octogenários e dois nonagenários, mudaram-se para outro mosteiro, em Barcelona (Espanha), devido à sua idade e à falta de vocações.

Atualmente é propriedade da Fundação Eugénio de Almeida, mas, em 1834, o mosteiro foi integrado na Fazenda Nacional, após a extinção das ordens religiosas, e os 13 monges e oito leigos que aí viviam "foram expulsos e os bens confiscados e vendidos ao desbarato".

Em 1869, após o fecho da escola agrícola, que, entretanto, viria a ser instalada no espaço, José Maria Eugénio de Almeida comprou o mosteiro, "completamente degradado", e as terras agrícolas circundantes.

O mosteiro foi reconstruído em 1948, por Vasco Maria Eugénio de Almeida, bisneto de José Maria, que o devolveu à Ordem Cartusiana, a qual o reabriu passados 12 anos, de acordo com o modo de vida dos cartuxos, feito de "silêncio, oração e absoluta entrega a Deus".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório