Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Municípios alentejanos e algarvio "levam" aulas de desporto "a casa"

Seis municípios alentejanos e um algarvio unem-se na Semana Intermunicipal da Atividade Física 'Em Casa', entre 1 e 5 de março, com aulas 'online' de exercício físico para a população, em tempos de pandemia de covid-19.

Municípios alentejanos e algarvio "levam" aulas de desporto "a casa"
Notícias ao Minuto

14:24 - 22/02/21 por Lusa

País Covid-19

O evento junta as câmaras alentejanas de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, todas do distrito de Beja, e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, assim como a algarvia de Alcoutim, no distrito de Faro.

Em comunicados enviados hoje à agência Lusa, diversas das autarquias alentejanas realçam tratar-se de "uma iniciativa inédita" que junta "sete municípios numa atividade conjunta para toda a população".

"O objetivo é levar a atividade física até à casa das pessoas em tempos de covid-19 e de confinamento e, ao mesmo tempo, contribuir para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e para a importância da prática do exercício físico na saúde", explicou a Câmara de Aljustrel.

O município de Ourique acrescentou que o evento "é também um serviço público", proporcionado pelas câmaras municipais aderentes, que pretende chegar ao máximo número de pessoas e de várias faixas etárias, "envolvendo as famílias, num momento de partilha e ajudando também a quebrar o isolamento".

"Em virtude da pandemia" e de "várias infraestruturas desportivas [estarem] fechadas", sendo necessária "uma readaptação de hábitos", os promotores consideram que este era "o momento de se unirem", pode também ler-se no comunicado da Câmara de Castro Verde.

Com o objetivo de "criar uma iniciativa que atravessasse fronteiras e territórios, proporcionando uma experiência nova e enriquecendo também o trabalho em rede e ao serviço das comunidades", acrescentou.

A Semana Intermunicipal da Atividade Física "Em Casa" vai apresentar às populações abrangidas um programa semanal 'online', com aulas diárias, em três horários diferentes: entre as 10:00 e as 10:30, as 18:30 e as 19:00 e as 19:30 e as 20:00.

Treino funcional, mobilidade e alongamentos, treino cardiovascular, resistência muscular localizada ou treino intervalado de alta intensidade são algumas das modalidades das aulas, ministradas através da plataforma Zoom.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.962 pessoas dos 797.525 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia Também: AO MINUTO: Versão reformulada de vacina; Escolas reabrem na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório