Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Esferovite não pode ser reciclada? A loiça... vai para o ecoponto verde?

Antes de lhe darmos a resposta... o que acha? Fique a par das 'soluções' a estas dúvidas de reciclagem.

Esferovite não pode ser reciclada? A loiça... vai para o ecoponto verde?
Notícias ao Minuto

10:14 - 18/02/21 por Notícias ao Minuto

País Reciclagem

Se é verdade que a reciclagem está a ganhar cada vez mais 'adeptos' em Portugal, é também possível que haja ainda muitas dúvidas que subsistem nas nossas cabeças quando nos confrontamos com os ecopontos verde, azul e amarelo. Como tal, a Sociedade Ponto Verde tem vindo, através das redes sociais, a partilhar dicas e a responder a "questões fraturantes para a comunidade de recicladores".

A esferovite não pode ser reciclada. Sim ou não? Ora fique a saber que esta afirmação é falsa.

"As embalagens feitas com este material podem ser colocadas no ecoponto amarelo, quer sejam embalagens usadas para envolver eletrodomésticos, quer sejam as que servem para conservação da carne e peixe", é explicado.

A Sociedade Ponto Verde refere ainda que "apesar de terem, na sua constituição, componentes diferentes e aplicações distintas, ambas podem ser recicladas mesmo que tenham sujidade".

Sabia? Vamos a outra questão.

A loiça? Vai para o ecoponto verde? Neste "polígrafo dedicado à reciclagem", a Sociedade Ponto Verde ensina que é falso. "No ecoponto verde só há lugar para garrafas, frascos e boiões, uma vez que têm características semelhantes na sua composição e são fundidas à mesma temperatura durante a reciclagem", é dito.

Ao misturar outros tipos de vidro que fundem a temperaturas diferentes, "contamina-se todo o material, inviabilizando a possibilidade de reaproveitar o vidro lá colocado".

Também através do Facebook, a organização revelou, no passado dia 12, que "51,2% dos portugueses que reciclam são do género feminino e 48,8% do género masculino".

Leia Também: "Quanto mais água gasta, mais lixo paga". DECO exige revisão da tarifa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório