Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Calendário escolar. As datas para provas de aferição e exames nacionais

As novas datas para as férias da Páscoa e término do ano escolar, assim como o calendário de exames nacionais e das provas de aferição já foram divulgadas, e publicadas em Diário da República.

Calendário escolar. As datas para provas de aferição e exames nacionais
Notícias ao Minuto

12:35 - 12/02/21 por Notícias ao Minuto

País Educação

Já são conhecidas das datas do novo calendário escolar que teve de ser redefinido devido à interrupção das aulas em meados de janeiro devido ao agravamento da pandemia. Depois de duas semanas de pausa letiva, os alunos retomaram as aulas à distância esta segunda-feira, 8 de fevereiro, mas com 11 dias de pausa por recuperar.

Segundo informação do Ministério da Educação enviada para as escolas no início do mês, esses dias serão então compensados nos três dias de férias do Carnaval (de 15 a 17 de fevereiro) e as férias da Páscoa vão começar mais tarde, a 29 de março, e serão de apenas uma semana, terminando dia 1 de abril.

Hoje ficou a saber-se também que a data para o término do ano escolar será 18 de junho para os alunos do 9.º , 11.º e 12.º anos, e de 23 de junho para os alunos do 7.º, 8.º e 10.º ano. Já para o pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, será a 8 de julho que os alunos dirão 'adeus' às aulas, revela o diploma já publicado em Diário da República.

Em comunicado, a que pode aceder aqui, a tutela explica que "face à evolução da pandemia e ao reajuste das pausas letivas decorrentes da interrupção entre 22 de janeiro e 5 de fevereiro" as alterações "visam compensar esses dias".

Datas 'novas' para os exames nacionais e provas de aferição

Quanto às provas de aferição e aos exames nacionais, ficou decidido que as provas de aferição do 2.º, 5.º e 8.º anos realizar-se-ão entre 14 e 21 de junho. A prova oral da disciplina de inglês de 5.º ano acontece entre 27 de maio e 9 de junho. As provas de aferição de 2.º ano de Expressão Artística e de Educação Física foram canceladas

A primeira fase das provas finais de ciclo de 9.º ano realiza-se de 28 de junho a 2 de julho, enquanto a segunda fase será entre 21 e 23 de julho. Os resultados destas serão conhecidos a 19 de julho e 3 de agosto, respetivamente.

Quanto aos Exames Nacionais do Ensino Secundário, a primeira fase ocorrerá entre os dias 2 e 16 de julho, com afixação de resultados a 2 de agosto, e a segunda fase entre 1 e 7 de setembro, com afixação de resultados a 16 do mesmo mês.

Por revelar fica ainda a forma como se realizará a avaliação externa no acesso ao Ensino Superior. Esta informação será "conhecida oportunamente e de forma articulada pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior", pode ler-se.

Em entrevista à Rádio Renascença, na manhã desta sexta-feira, o ministro da Educação revelou que devido à pandemia de Covid-19 as primeiras provas de aferição, previstas para decorrer entre os dias 3 e 11 de maio, foram canceladas, o que significa que os alunos do 2.º ano não irão realizar provas a Educação Física e Expressões Artísticas.

O diploma hoje aprovado prevê também alterações ao calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.

Leia Também: AO MINUTO: CE alerta para vacinas fraudulentas. Alemanha estende ajuda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório