Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Castelo Branco promove 'bootcamps' para crianças durante o confinamento

A Câmara de Castelo Branco vai proporcionar, gratuitamente, a frequência de um conjunto de programas 'online' aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do concelho, face à interrupção escolar motivada pelo novo confinamento, foi hoje anunciado.

Castelo Branco promove 'bootcamps' para crianças durante o confinamento
Notícias ao Minuto

11:26 - 05/02/21 por Lusa

País Castelo Branco

"O programa consiste em vários 'bootcamps', tais como 'scratch adventure' e 'minecraft extreme' (dirigido a crianças dos sete aos 12 anos), 'roblox world' e 'videomaker' (para jovens dos nove aos 14 anos) e procura despertar os alunos destas faixas etárias para um conjunto de competências essenciais no dia-a-dia de hoje", explica, em comunicado, o município de Castelo Branco.

Os 'bootcamps' são cursos de programação e tecnologia, que beneficiam de uma abordagem pedagógica que potencia a aprendizagem à distância em tempo real (aula live online), com acompanhamento de um professor especializado e assente na metodologia LET (lean educacion techonogy).

Trata-se de uma abordagem que se inspira nas melhores práticas mundiais, em termos de desenvolvimento de competências transversais, como o de desafio à criação, atitude empreendedora, cidadania digital e 'design thinking'.

Alia inovação ao conceito global STEAM- ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Inicialmente estava prevista a participação de 10 alunos no máximo por turma, mas devido ao elevado número de inscrições, a autarquia decidiu estender a possibilidade de todos terem acesso a um ou mais 'bootcamps', consoante as preferências que foram indicadas no ato de inscrição.

"Estamos muito satisfeitos com adesão das nossas crianças e jovens a estes 'bootcamps', que vêm reforçar a nossa estratégia de aposta no cluster tecnológico. Assim, a tecnologia e a programação chegam durante este período de confinamento a cerca de 200 crianças e jovens", afirma o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves.

A iniciativa resulta de uma parceria entre a autarquia, através do 'Cybercentro CB Skills', e a 'Happy Code', que tinha já sido desenvolvida no período das férias de Natal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório