Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Covid-19. Médicos alemães vão para o Hospital da Luz

A equipa chega hoje a Portugal e é constituída por 26 elementos, seis dos quais médicos.

Covid-19. Médicos alemães vão para o Hospital da Luz
Notícias ao Minuto

11:30 - 03/02/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Covid-19

A equipa de médicos alemães que chega hoje a Portugal para ajudar no combate à Covid-19 no país vai para o Hospital da Luz, em Lisboa, avança a SIC Notícias. Esta decisão, tomada na terça-feira à noite, acrescenta o canal, justifica-se com o facto de este ser "o único hospital que conseguia, de forma rápida, receber os 26 elementos destacados pela Alemanha".

O avião militar, que entretanto levantou voo, partiu de Wunstorf e será recebido em território nacional pela ministra da Saúde e pelo ministro da Defesa, estando a chegada prevista ao aeroporto de Figo Maduro pelas 13h15.

No aeroporto germânico marcou presença o embaixador português na Alemanha, Henrique Nelson Portela Guedes, bem como o militar médico Ulrich Baumgaertner, que é quem lidera esta comitiva de ajuda.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou a 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, e foi agora concretizado com uma equipa constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos. São ainda transportados 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares.

"Sabemos que o sistema de saúde em Portugal está, por vezes, muito sobrecarregado. O quadro de funcionários dos hospitais e, principalmente, das unidades de cuidados intensivos atingiu o limite. Queremos apoiá-los com a nossa equipa, mas também com material clínico para, pelo menos, aliviar a situação", sublinhou Ulrich Baumgärtner em declarações à Lusa.

De acordo com um comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Defesa de Portugal, os profissionais de saúde alemães permanecerão no país "durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário".

[Notícia atualizada às 11h43]

Leia Também: Chefe da equipa médica alemã espera ajudar a "aliviar" SNS português

Recomendados para si

;
Campo obrigatório