Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Vocês que nos aplaudiram também nos apunhalaram pelas costas"

Médica Andreia Castro ressalva que os profissionais de Saúde estão "exaustos" devido ao combate contra a Covid-19. Este é o relato que a própria fez no seu Instagram.

"Vocês que nos aplaudiram também nos apunhalaram pelas costas"
Notícias ao Minuto

08:46 - 03/02/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Andreia Castro é médica e recorreu ao Instagram, no final de janeiro, para partilhar um desabafo sobre a situação dos profissionais de Saúde durante a pandemia da Covid-19. "Pensei muito antes de escrever um post sobre aquilo que mais é falado, quando parece que nada mais há a dizer", sublinhou, antes de começar o seu testemunho, intitulado "Estamos Exaustos".

São 6 da manhã e continuo serviço pela segunda noite consecutiva. Quando dou por mim, são quatro noites numa semana. É só mais uma, e nós achamos sempre que aguentamos. O serviço precisa. A equipa precisa. O corpo não precisa há muito, e a alma fica todos os dias um bocadinho mais despida, um bocadinho mais deixada para trás nos corredores do hospital", sublinha Andreia.

Uma noite, prossegue, ao chegar a casa após, "as palavras do meu namorado foram apenas - 'estás destruída'", revela. "Quem trabalha em saúde e presta assistência a doentes Covid (seja nos centros de saúde, lares ou outras instituições) vem trabalhar, volta para dormir e ainda salta refeições pelo meio porque a fome é secundária".

Andreia explica que os profissionais também querem "pedir ajuda", mas "não sabemos mais a quem nos virar por apoio quando os principais pilares somos nós e todos nos querem arrancar um pedaço, à velocidade do freguês que chega com pressa para almoçar". E deixa uma frase forte: "Sim, vocês que nos aplaudiram também nos apunhalaram pelas costas... e agora estamos nisto".

"Queremos ajudar todos por igual, mas não conseguimos"

A médica, que é também travel blogger, aponta ainda que "queremos ajudar todos por igual, mas não conseguimos. Ouvimos reclamar por 3-6-12 horas de espera com direito a atendimento completo e dever de final feliz que não podemos prometer, quando nós vivemos esta realidade 24 horas sobre 24 horas há 12 meses".

E "as pessoas não param de chegar". "Telefonamos para aqui e para ali, envergonhados por pedir mais uma transferência de um doente grave. A maioria volta para as suas casas, mas muitos vêm diariamente para as nossas - de cabeça na almofada, revemos abordagens em que podíamos ter sido melhores, mais calmos, mais disponíveis, mais pacientes. Mas já não temos gás (e por vezes até cortesia, arrisco-me a dizer)".

"Nós 'frontliners' estamos exaustos, física e sobretudo emocionalmente. A preocupação rouba o pouco tempo ao descanso, e entretanto é altura de pegar no turno outra vez. Seguem-se mais 24 horas", termina o relato.

Por fim, Andreia Castro deixa a 'receita' para regressarmos à nossa vida como ela era: "Máscara, distanciamento social e vacina. Só assim podemos voltar a ter uma vida normal".

Leia Também: Enfermeira portuguesa emigrada envia carta aberta à ministra da Saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório