Hospitais do Alentejo: Cuidados intensivos passam 90% da capacidade

Já a taxa de ocupação nas enfermarias, nos quatros hospitais do Alentejo, é de 88%.

Internamento, hospital, doente, jovem internada

© iStock

Notícias ao Minuto
27/01/2021 16:06 ‧ 27/01/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

A pressão nos hospitais do país continua a agravar-se e a região do Alentejo não é exceção.

De acordo com a SIC Notícias, e segundo os últimos dados reportados, os quatro hospitais do Alentejo têm uma taxa de ocupação nas enfermarias de 88% e de 91,9% nas Unidades de Cuidados Intensivos.

O Hospital de Beja conta apenas, neste momento, com três camas disponíveis. Ou seja, das 71 camas da unidade hospitalar, 68 encontram-se ocupadas. Já a enfermaria dos cuidados intensivos está lotada.

Ainda segundo a estação televisiva, no Hospital do Espírito Santo de Évora (Hospital de Évora), a situação é ainda mais grave, sendo que a unidade já não tem vagas para doentes Covid-19 há semanas. O hospital tem, atualmente, 114 doentes hospitalizados, 14 estão na Unidade de Cuidados Intensivos.

"Temos felizmente uma estrutura municipal de apoio ao hospital que nos tem ajudado a gerir as camas de internamento. (..) Temos tentado encontrar sempre uma resposta e estamos, neste momento, a equacionar mais espaços dentro do próprio hospital", explicou Maria Filomena Mendes, presidente do Conselho da Administração do Hospital de Évora, que alertou ainda para a falta de recursos humanos - médicos, auxiliares e, sobretudo, enfermeiros - para reforçar tanto as equipas do hospital como da estrutura municipal.

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 293 óbitos e 15.073 infetados por Covid-19, revelou esta quarta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de mortes devido ao novo coronavírus é o mais elevado desde o início da pandemia no país.

Leia Também: AO MINUTO: Novo recorde de mortes e mais de 6.600 internados em Portugal

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas