Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Unidade de cuidados continuados da Confraria da Nazaré com 17 infetados

Dez doentes internados na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) do Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré estão infetados com covid-19, na sequência de um surto que infetou ainda sete trabalhadores, informou o delegado de saúde.

Unidade de cuidados continuados da Confraria da Nazaré com 17 infetados
Notícias ao Minuto

16:22 - 20/01/21 por Lusa

País Covid-19

O surto, detetado no início da semana, "resultou num total de 17 casos positivos, dos quais dezreferentes a utentes daquele serviço e sete afuncionários da instituição", disse à agência Lusa o delegado de saúde coordenador da região Oeste, Jorge Nunes.

Numa mensagem publicada na página da Internet da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, o presidente da mesa administrativa, Nuno Batalha, informou que, dos dez utentes infetados pelo novo coronavírus, "dois estão internados no Hospital de Leiria e encontram-se estáveis".

Os restantes mantém-se na UCCI e "estão assintomáticos", acrescentou.

De acordo com o mesmo responsável, entre os funcionários infetados "alguns são enfermeiros", que se encontram em isolamento.

A UCCI funciona desde 2007 no Hospital da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, em resultado de um acordo celebrado entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria e a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

A unidade constituída por uma Unidade de Média Duração e Reabilitação e outra de Longa Duração e Manutenção.

No concelho da Nazaré, no distrito de Leiria, existe ainda outro surto ativo, num lar na freguesia de Famalicão, "com 15 utentes e dois trabalhadores infetados", segundo o delegado de saúde.

O concelho da Nazaré, que desde o início da pandemia registou um total de 407 pessoas infetadas com covid-19, conta hoje com 136 casos ativos, segundo o último boletim de situação epidemiológica publicado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria.

O boletim contabiliza ainda 265 pessoas recuperadas e seis mortos .

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.058.226 mortos resultantes de mais de 96,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.465 pessoas dos 581.605 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Pior dia da pandemia em Portugal; Escolas perto de fecharem?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório